Apontamentos introdutórios sobre a concepção sartriana da imagem

Autores

Palavras-chave:

Consciência, Imagem, Percepção, Analogon

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como o filosofo francês Jean-Paul Sartre propõe uma nova concepção da imagem. Ora, se a tradição filosófica costumou tratar a imagem como algo enganoso, Sartre, a partir da fenomenologia de Husserl, busca redefinir esse conceito, dando a imagem não mais o estatuto de coisa ou de percepção degradada, mas a concebendo como um tipo de consciência. Tentaremos mostrar, então, como se caracteriza, para Sartre, essa consciência imaginante, principalmente em oposição à consciência perceptiva. Nesse sentido, será importante mostrar como o saber, que se dá gradualmente na percepção, opera um papel fundamental na estruturação da imagem. Por fim, iremos abordar o papel fundamental que o analogon desempenha na formação da imagem, mostrando assim que a divisão inicial entre percepção e imaginação não se revela uma separação absoluta.

Biografia do Autor

Vinicius Xavier Hoste, Universidade Federal de São Carlos

Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é doutorando da Universidade Federal de São Carlos e bolsista FAPESP.  Tem pesquisas na área de Filosofia Contemporânea, com ênfase em Filosofia da Arte, Filosofia francesa contemporânea e Fenomenologia.

Referências

ALAIN. Système des Beaux-Arts. Paris: Gallimard, 2003. Disponível em: <http://classiques.uqac.ca/classiques/Alain/systeme_beaux_arts/alain_systeme_BA.pdf>. Acesso em 15 de jul. 2015.

CABESTAN, Philippe. L’imaginaire Sartre. Paris: Ellipses, 1999.

______. L’être et la conscience: Recherches sur la Psychologie et l’ontolophénoménologie sartrienne. Bruxelles: OUSIA, 2004.

CASTRO, Paulo Alexandre. Metafísica da Imaginação: estudos sobre a consciência

irrealizante a partir de Sartre. Portugal: Bond, 2006.

COOREBYTER, Vincent de. De Husserl à Sartre. La structure intentionnelle de l’image dans L’Imagination et L’Imaginaire. Methodos, n. 12, 2012. Disponível em: <http://methodos.revues.org/2971 ; DOI : 10.4000/methodos.2971>. Acesso em 20 de jul. 2015.

COELHO, Ildeu Moreira. Sartre e a interrogação fenomenológica. 1978, 472 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 1978.

HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

NOUDELMANN, François. Sartre: l’incarnation imaginaire. Paris: L’Harmattan, 1996.

SARTRE, Jean-Paul. Une idée fondamentale de la phénoménologie de Husserl: l’intentionnalité. In: Situations I. Paris: Gallimard, 1947.

______. O imaginário: Psicologia fenomenológica da imaginação. São Paulo: Ática, 1996.

______. L’Imaginaire: Psychologie phénoménologique de l’imagination. Paris: Gallimard, 2010.

______. O Ser e o Nada. Petropolis: Vozes, 2011.

______. A imaginação. Porto Alegre: L&PM, 2012.

SOUZA, Thana Mara. Sartre e a literatura engajada. São Paulo: Edusp, 2008.

______. Ética e estética no pensamento de Sartre. Revista Estudos Filosóficos, São João del-Rei, n. 4, p. 84 – 96, 2010. Disponível em: < http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art5-rev4.pdf>. Acesso em 25 de jul. 2015.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos - Temático