Sensus communis e a importância do julgamento político ao indivíduo massificado.

Autores

Palavras-chave:

Senso Comum, Juízo Político, Ciclo Vital, Hannah Arendt

Resumo

O rompimento da Tradição na sociedade de massa ocasionou perda de referências e de sentido ao agir político, com o consequente refúgio no consumo. Considerando-se o fato de que Hannah Arendt compreende o pensamento e o julgamento como elementos essenciais à ação política plena, e que existe uma relação entre a formulação de um juízo e sua validação junto aos demais membros de uma comunidade política, será que uma sociedade que parece imersa na busca pela própria sobrevivência consegue exercer a vida ativa de seu espírito longe do espaço comum? Como se infere a ocorrência de juízos ditos plenos longe da pluralidade? Abordar como o enfraquecimento do sensus communis compromete a existência de uma cidadania política plena junto aos indivíduos da sociedade de massa, e como esse enfraquecimento contribui a uma crise política com consequente refúgio no trabalho e no consumo, são as questões que permearão os principais problemas desse artigo, com o objetivo de explorá-los, sem, contudo, esgotar o debate. Para isso, serão apresentados conceitualmente os principais termos arendtianos (sensus communis, juízo, ciclo vital) e a sua importância para uma ação política efetiva.

Biografia do Autor

Kelly Janaína Souza da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestra em Filosofia
Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Nova Perspectiva, 1992.

______. Lições sobre a filosofia política de Kant. Trad. de André Duarte de Macedo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

______. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001a.

______. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2001b.

______. A vida do Espírito. O Pensar, o Querer, o Julgar. Tradução de Antônio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

______. Trabalho, obra, ação. Tradução Adriano Correia. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 7, v. 2, p. 175-201, 2005.

BEINER, R.; NEDELSKY, J. Judgement, Imagination and politics: themes from Kant and Arendt. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2001.

BONFIM, C. A despolitização moderna à luz do pensamento de Hannah Arendt. Cognitio Estudos, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 86-95, 2011.

CONSTANT, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. Trad. L. Silveira. Revista de Filosofia Política, n. 2, inverno/1985. p. 15.

DUARTE, André. Hannah Arendt e a modernidade: esquecimento e redescoberta da política. In: Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a política. CORREIA, Adriano (org). Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2002.

KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Trad. de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

LAFER, C. Hannah Arendt: Pensamento, Persuasão e Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SCHIO, S. M. Hannah Arendt: A estética e a política. (Do juízo estético ao juízo político). 236 p. Tese (Doutorado em Filosofia). Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2008.

SCHIO, S. M. Hannah Arendt – História e Liberdade. Da ação à reflexão. Porto Alegre: Clarinete, 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos