A Razão Pública de John Rawls como contra-argumento ao programa “Escola Sem Partido”

Autores

  • Ana Catarina de Alencar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Razão Pública, John Rawls

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e compreender, criticamente, o projeto de lei “Escola sem Partido” à luz de uma Educação para a Cidadania enquanto direito humano fundamental inerente à ideia de uma democracia constitucional. Pretende-se trabalhar com os conceitos de Pluralismo Razoável, Dever de Civilidade e Princípio de Legitimidade no sentido de situar a proposta de lei no pensamento do filósofo americano John Rawls tecendo considerações ao projeto a partir de sua obra "O Liberalismo Político”. Por fim, procura-se desafiar a ideia da lei da “Escola sem Partido” partindo-se do critério de justificação da Razão Pública, a fim de demonstrar que a proposta não pode subsistir perante os valores de justiça inscritos em uma democracia constitucional pluralista.

Biografia do Autor

Ana Catarina de Alencar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Teoria e Filosofia do Direito. Assessora de Pesquisa do Instituo de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH). Advogada pós-graduada em Direito Digital e Compliance. Pesquisadora em temáticas de Filosofia Jurídica e Política com ênfase em Teorias da Justiça.

Referências

CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva. 3. Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. Rio de Janeiro, 2004.

Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

COSSON, Rildo. Letramento político: por uma pedagogia da democracia. In: Educação Política: reflexões e práticas democráticas. Cadernos Adenauer XI, nº3, 2010.

Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial e Contra a Mulher. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4377.htm

Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf

FREEMAN. Samuel. The Cambridge Companion to Rawls. New York: Cambridge Press, 2003.

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GUTMANN, A. Democratic Education. Princeton: Princeton University Press, 1987.

Lei 9.394 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2003.

Pacto Internacional De Direitos Culturais Econômicos e Sociais. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm

Projeto de Lei de âmbito Federal e nos Estados, intitulado “Escola sem Partido”. Disponível em: http://www.programaescolasempartido.org/.

Projeto de Lei nº 867 de 2015 (Escola sem Partido). Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1312409.

RAWLS, John. O Liberalismo Político. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2011.

RESENDE, João Francisco. Educação escolar, hábitos e atitudes políticas: considerações sobre a experiência brasileira. In: Educação Política: reflexões e práticas democráticas. Cadernos Adenauer XI, nº 3, 2010.

VITA, Álvaro de. A justiça igualitária e seus críticos. 2. Ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007.

UNESCO (1998). Citizenship Education for the 21st Century. Disponível em: http://www.unesco.org/education/tlsf/mods/theme_b/interact/mod07task03/appendix.htm

Downloads

Publicado

2018-08-27