O choque do insuspeitado: Heidegger e a verdade da obra de arte

Autores

  • Sabrina Ruggeri PUCRS

Palavras-chave:

Martin Heidegger, Filosofia da Arte, Estética, Verdade.

Resumo

Este trabalho pretende esclarecer a noção de verdade apresentada no clássico ensaio heideggeriano A origem da obra de arte a partir da especificidade de seu caráter em relação ao âmbito do ordinário. Para Heidegger, a verdade da obra de arte acontece como o “choque do insuspeitado”, ela deve romper com as relações humanas habituais e abrir assim um espaço de extraordinária transcendência. Para esse intuito, iremos acompanhar a filosofia heideggeriana a partir do projeto de destruição [Destruktion] da Estética, passando pelo desdobramento do conceito de verdade desde a sua apresentação como desvelamento em Ser e Tempo, até a sua revisão com o conceito de “terra”. Este caráter de choque, constitutivo do ser-obra e do modo de acontecimento de sua verdade, deve empreender um afastamento em relação ao cotidiano que possibilita ao mesmo tempo uma transformação no nível da existência.

Biografia do Autor

Sabrina Ruggeri, PUCRS

Mestranda em Filosofia na PUCRS, bolsista CNPq, editora-adjunta da revista Intuitio.

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Publicado

2015-12-14

Edição

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Artigos