Fé, objetividade e história no pensamento de Kierkegaard

Autores

  • Jose da Cruz Lopes Marques Universidade Federal do Ceará
  • Evanildo Costeski Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

História, Verdade, Objetividade, Cristianismo.

Resumo

O presente artigo procura discutir a crítica feita por Søren Kierkegaard ao uso do histórico-objetivo como fundamento para a verdade do cristianismo. Seguindo o esboço traçado por Johannes Climacus, pseudônimo kierkegaardiano que assina o Pós-escrito, serão analisados neste ensaio os principais fundamentos alvos da refutação kierkegaardiana, a saber, a Bíblia, a Igreja e a permanência do cristianismo através dos séculos. Embora o foco da seja o Pós-escrito, serão consideradas outras obras do autor dinamarquês nas quais a ideia de um cristianismo objetivo é colocada em xeque. A exemplo das Migalhas filosóficas, assinada pelo mesmo pseudônimo referido acima.

Biografia do Autor

Jose da Cruz Lopes Marques, Universidade Federal do Ceará

Sou formado em Teologia e Filosofia com Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri), atualmente cursando o Mestrado em Filosofia pela UFC. Atua como professor efetivo de Filosofia na rede pública do estado do Ceará e como professor visitante na Faculdade Batista do Cariri (FBC). Autor dos livros Diário de sonhos do Doutor Satírico (All Print) e Cultivando a reciprocidade (EBR).

Este trabalho foi feito em co autoria com meu orientador, Dr, Evanildo Costeski, professor do PPG em filosofia da UFC.

Evanildo Costeski, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Artigos