PROSPECTANDO HORIZONTES PARA O ENSINO INTEGRADO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Verônica Batista de Lima Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL), Cabo Frio, Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0001-5591-4211
  • Douglas Vieira Barboza Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-2653-8541
  • Ricardo Luiz Fernandes Bella Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Rio das Ostras, Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-2212-1789
  • Marcelo Jasmim Meiriño Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-9165-2300

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.125-136

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho buscou analisar o ensino da sustentabilidade nas escolas de. educação básica, em especial, no contexto do ensino de ciências. Como metodologia de pesquisa foram realizadas entrevistas à professores que lecionam ciências e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica. Os resultados evidenciaram a necessidade de promover ações de disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade para além do ensino de ciências. A principal contribuição deste artigo é a desenvolvimento de um panorama do ensino da sustentabilidade na educação básica.

Biografia do Autor

Verônica Batista de Lima, Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL), Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Técnica Agrícola e Licenciada em Ciências Biológicas. Atualmente agente administrativo da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL) na Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Douglas Vieira Barboza, Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro.

Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis na Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal Fluminense (2017), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2015), Aperfeiçoamento em Engenharia da Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (2016), Graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estácio de Sá (2013) e atualmente é professor da Graduação na Faculdade Paraíso.

Ricardo Luiz Fernandes Bella, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Rio das Ostras, Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF),  Engenheiro de Produção pelo CEFET/RJ e atualmente é professor de Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, Campus de Rio das Ostras.

Marcelo Jasmim Meiriño, Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Civil Universidade Federal Fluminense, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é Professor da UFF e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

de Lima, V. B., Barboza, D. V., Bella, R. L. F., & Meiriño, M. J. (2020). PROSPECTANDO HORIZONTES PARA O ENSINO INTEGRADO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. IX Sustentável, 7(1), 125–136. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.125-136

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