RESUMO DE DISSERTAÇÃO: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE INTELIGÊNCIAS CONSTRUTIVAS ATRAVÉS DO TEMPO

Autores

  • Luísa Amanda Macêdo Lima Arquiteta e urbanista, mestranda do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil.
  • Rubenilson Brazão Teixeira Doutor, professor orientador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.173-174

Resumo

  1. INTRODUÇÃO

O saber-fazer construtivo têm passado por mudanças ao longo dos séculos, promovidas, sobretudo, pelos avanços tecnológicos. Diante da tecnologia formal de construção, conhecimentos vernaculares oriundos de culturas cons-trutivas tradicionais (MORLEY, 1987), tendem ao desaparecimento ou sofrem processos de adaptação a essas mudanças, especialmente no tempo presente. Porém, quais vestígios dessas antigas tradições no ato de construir podemos encontrar ao longo desses processos de adaptação?

Algumas obras que se adequam  à  atua-lidade,  por  exemplo,  são  capazes  de  expressar_um  senso  regionalista  por meio de aspectos vernaculares,  antigos saberes  construtivos  passados de gera-ção  à  geração,  ou seja,  inteligências  construtivas. (FERREIRA, 2012)

Geralmente, tais obras são apenas vestígios do que seria uma concepção de arquitetura vernacular em sua integralidade, mesmo assim, possuem aspectos ou indícios de antigas tradições construtivas, como é o caso de alguns projetos de Diébédo Francis Kéré, na África e algumas obras de Severiano Porto no Brasil.

A fim de averiguar e compreender a expressão de tais arquiteturas “híbridas” (dotadas de alguns aspectos vernaculares e ao mesmo tempo de um certo nível de tecnologia formal), a pesquisa de dissertação em curso pretende investigar como as tradições no ato de construir, presentes na arquitetura vernacular, são apropriadas por obras arquitetônicas e se expressam na contemporaneidade.

        2.    OBJETIVO

O principal objetivo desta pesquisa, é investigar o processo de adaptação de inteligências construtivas vernaculares à contemporaneidade.

        3.    METODOLOGIA

A metodologia desta pesquisa consiste em análises de obras contemporâneas com o caráter híbrido citado, por meio de dois eixos temáticos: Culturas Construtivas Tradicionais e Inteligências Construtivas, através de levantamentos bibliográficos e documentais, estudos de casos indiretos e formais, entre outros. Pretende-se, desta forma, chegar a uma compreensão mais profunda e consistente sobre o processo em estudo.

Biografia do Autor

Luísa Amanda Macêdo Lima, Arquiteta e urbanista, mestranda do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil.

Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU, da UFRN.

Rubenilson Brazão Teixeira, Doutor, professor orientador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil.

Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU, da UFRN.

Referências

DAVIS, Howard. The culture of building. New York: Oxford University Press, 2006.

FERREIRA, Thiago Lopes. Um olhar sobre os processos de produção das culturas construtivas tradicionais, Risco. - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo: IAU – USP, 2012.

MORLEY, Jane. Building Themes in Construction History: recent work by the Delaware Valley Group, Construction History, Vol. 3, 1987.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Lima, L. A. M., & Teixeira, R. B. (2020). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE INTELIGÊNCIAS CONSTRUTIVAS ATRAVÉS DO TEMPO. IX Sustentável, 6(3), 173–174. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.173-174

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação