RESUMO DE TCC: A SUSTENTABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DE GRANDE PORTE NO VALE DO ITAJAÍ (SC)

Autores

  • Anderson Luiz Reinert FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Joel Dias da Silva FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU http://orcid.org/0000-0002-2496-6235

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.159-160

Resumo

O desenvolvimento de produto é um processo de negócio chave que contribui para a competitividade e sustentabilidade econômica de curto prazo das organizações, bem como, gera impactos ao longo do ciclo de vida de produtos e processos dessa organização. Na literatura, tem sido propostas diversas metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, cabendo às empresas
encontrar ou adequar àquela que melhor se adapte a sua realidade e cultura. Este estudo apresenta possibilidades de inserção de práticas sustentáveis no processo produtivo têxtil. O objetivo principal foi diagnosticar as práticas de sustentabilidade que têm sido empregadas no desenvolvimento de produtos por indústrias de vestuário na região do Vale do Itajaí (SC). Foram utilizados formulários virtuais elaborados via Google Docs, baseados na Escala Likert e enviados via e-mail aos responsáveis pela área de Desenvolvimento de Produtos e Design. O universo diagnosticado é composto por 12 indústrias de grande porte, do segmento de vestuário, da região do Vale do Itajaí (SC), obtidas pela listagem disponibilizada pela FIESC (2015). Os dados foram tabulados e analisados utilizando o software Microsoft Excel. Observou-se que existem linhas de produtos idealizados com princípios de sustentabilidade, e que tais produtos agregam vantagem competitiva e tem uma boa aceitação do mercado segundo a percepção dos respondentes. Mas há uma falta de um modelo de referencia estruturado para o desenvolvimento de produtos nas empresas pesquisadas. Os resultados apontaram para uma percepção positiva quanto a integração de princípios de sustentabilidade, bem como da aceitação de produtos verdes. Contudo, ainda há a necessidade de se ampliar o conhecimento das ferramentas técnicas por parte das equipes de desenvolvimento de produto.

Biografia do Autor

Joel Dias da Silva, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Coordenador do Colegiado de Curso de Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia de Produção e Design

PPGEA - Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental

 

Referências

FIESC. Guia da Indústria. Florianópolis: 2015.

HALLSTEDT, S.; NY, H.; ROBÈRT, K.; BROMAN, G. An approach to assessing sustainability integration in strategic decision systems for product development. Journal of Cleaner Production, v. 18, p. 703–712, 2010.

KONZEN, G.; SCHULTE, N. Ecodesign e sua aplicação na confecção do vestuário. 2014. Disponível em: https://bit.ly/2A6PJhc. Acesso em: 05 Ago 2019.

MONTEIRO, P. A. Diagnóstico do consumo de água nos processos de beneficiamento de jeans no polo confeccionista de Divinópolis (MG) Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2B3axa5. Acesso em: 25 Mai 2019.

MORETTI, I. C. Sistema de medição de desempenho para o processo de desenvolvimento do produto do vestuário de moda. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2X1tORA. Acesso em: 05 ago. 2019

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Reinert, A. L., & Silva, J. D. da. (2020). RESUMO DE TCC: A SUSTENTABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DE GRANDE PORTE NO VALE DO ITAJAÍ (SC). IX Sustentável, 6(4), 159–160. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.159-160

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)