FIBRAS NATURAIS E COMPÓSITOS NAS INDÚSTRIAS DE MOBILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.129-138

Palavras-chave:

Vegetal fibers, Composites, Automotive industry, New products.

Resumo

As indústrias de mobilidade travam uma busca contínua para novas tecnologias objetivando redução de custos e maximização de desempenho. Neste contexto, a otimização da relação peso-consumo é crucial e há uma crescente inserção de fibras naturais e compósitos na redução de massa dos produtos. As indústrias aeronáutica, náutica e principalmente a automobilística, já fazem uso destas tecnologias e o uso de fibras e compósitos são uma das maneiras de melhorar a eficiência energética, mantendo-se os quesitos de sustentabilidade. A indústria automobilística é o nicho onde mais se investe nas novas tecnologias, face à sua grande produção e representatividade mundial e, especificamente no Brasil, foi criado o programa Rota 2030 com o objetivo de incentivar as empresas automobilísticas a investirem em desenvolvimento tecnológico, inovação, segurança veicular e proteção ao meio ambiente. Os resultados indicam que o uso de fibras naturais e de compósitos tende a aumentar em breve, face às suas qualidades em substituir os materiais convencionais que são, muitas vezes, oriundos de fontes não renováveis.

Biografia do Autor

Ilor Bressiani Júnior, Universidade Tecnologica Federal do PR

Engenheiro Mecânico graduado pela UFPR (1983), especialização em Técnicas de Gerenciamento pela PUC PR (1999), especialização em Desenvolvimento de Produto pela UTFPR (2010), mestrando em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR. Possui experiência em indústrias papeleira, metalúrgica e automobilística e lecionou na Universidade Positivo. Trabalha na Renault do Brasil em São José dos Pinhais PR.

Ugo Leandro Belini, Universidade Tecnologica Federal do PR

Engenheiro Florestal com pós-graduação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento na Duratex S.A e atualmente é professor na UTFPR nos programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM) e Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), atuando nas áreas de painéis reconstituídos, biomateriais e novos produtos.

Alessandro Ellenberger, Universidade Tecnologica Federal do PR

Desenhista Industrial habilitado em Projeto de Produto pela PUC-PR (1996), tem especialização em Gestão da Produção pela FAE (2008), mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR (2018) e é doutorando em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR, tendo como tema de pesquisa a usinagem em materiais compósitos com fibras naturais. Tem experiência no setor moveleiro e lecionou no SENAI-SC. Trabalha como técnico de laboratório na UTFPR.

André Christian Keinert, Universidade Tecnologica Federal do PR

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrando em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPR. Possui experiência profissional em indústrias de painéis reconstituídos e resinas. Trabalha na GPC em Araucária PR.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Bressiani Júnior, I., Belini, U. L., Ellenberger, A., & Keinert, A. C. (2020). FIBRAS NATURAIS E COMPÓSITOS NAS INDÚSTRIAS DE MOBILIDADE. IX Sustentável, 6(4), 129–138. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.129-138

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)