INSPEÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS EM EDIFÍCIO DE GRANDE ALTURA COM VANT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.111-122

Palavras-chave:

Manifestações Patológicas, VANT, Fachadas

Resumo

As fachadas são elementos da edificação que estão inexoravelmente expostas às intempéries, a inspeção segura e econômica das fachadas carece de novas tecnologias em contraponto ao tradicional processo de alpinismo industrial. Objetiva-se apresentar a associação da inspeção de manifestações patológicas de fachadas com o emprego de veículo aéreo não tripulado (VANT), buscando verificar a viabilidade de sua utilização em edifícios de elevadas alturas. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática e em seguida, foi realizado um estudo de caso, através da varredura das quatro fachadas de uma edificação localizada na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, onde se conseguiu constatar as manifestações patológicas presentes na envoltória do prédio. Os resultados demonstram que o equipamento se mostrou eficiente mediante a aplicação de específico protocolo. A principal contribuição da pesquisa consiste em poder mapear e identificar as manifestações patológicas em edifícios de elevadas alturas.

 

Biografia do Autor

Moemí Barbosa Lima, Escola Politécnica de Pernambuco - Universidade de Pernambuco

Possui graduação de nível Técnico em Edificações - Sistema de Ensino Grau Técnico (2017). Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em técnica em Edificações e Engenharia Civil. Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco.

Alberto Casado Lordsleem Júnior, Universidade de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil pela UFPE (1994); Mestrado (1997), Doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2010) em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP; Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco (2012). Gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica da UPE (2007-2010). Atualmente é professor associado; coordenador setorial de extensão e cultura; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), docente de cursos de especialização e coordenador do MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Consultor e assessor técnico de empresas e entidades setoriais da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão da Construção, Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, racionalização construtiva, desempenho, projeto para produção, sistemas de gestão da construção, produtividade e recuperação de patologias.

Ramiro Daniel Ballesteros Ruiz, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidad Privada Boliviana(2016); Mestrado em Engenharia Civil (2020) pela Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Construção Civil.

Bruno José Torres Fernandes, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) com ênfase na área de Engenharia de Sofware e Inteligência Artificial. Também possui título de mestre (2009) e doutor (2013) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco na área de Visão Computacional. Tem vasta experiência na área de Ciência da Computação prestando consultorias relacionadas principalmente as áreas de Visão Computacional e Engenharia de Software. Atualmente, é Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, onde lidera o Grupo de Reconhecimento de Padrões e Processamento de Imagens e orienta trabalhos relacionados ao tema.

Sérgio Campello Oliveira, Universidade de Pernambuco

Sérgio Campello Oliveira possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco na Graduação em Engenharia de Computação. Esteve por cinco anos (2008 - 2013) na coordenação ou vice-coordenação de graduação em Engenharia da Computação na Escola Politécnica de Pernambuco ? UPE e por um ano Gerente interino do Departamento do Sistemas e Computação. Atuou por um ano (2015) como Gerente da Divisão de Pesquisa da Escola politécnica de Pernambuco. Ocupou durante dois anos (2016-2017) a Coordenação Geral de Pós-Graduação da UPE e a Vice-Coordenação do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas. Atualmente (desde Jan 2019) está como Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE. Atuou (2009-2013) como pesquisador no PPGEC - Programa de Mestrado em Engenharia da Computação e atua (desde 2010) no PPGES - Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sensores Ópticos, Sensores biomédicos e Sistemas Embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensores ópticos em sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, Desenvolvimento e prototipação de sistemas microcontrolados e Desenvolvimento de protótipos para enxames de robôs.

Otávio José dos Santos, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia Mecânica Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE). Cursando mestrado (Stricto Sensu) em Engenharia de Sistemas na Universidade de Pernambuco. Áreas de interesse/atuação: sistemas inteligentes, inteligência de enxames, sistemas embarcados, microcontroladores, eletrônica, modelagem e simulação computacional, automação e robótica. Experiência no desenvolvimento de dispositivos robóticos, sistemas embarcados, microeletrônica, máquinas e equipamentos mecânicos. Atualmente desenvolve pesquisas na área de inteligência de enxames aplicada a enxames de robôs.

Referências

ALMEIDA, M. Manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachada em três estudos de caso na cidade de balneário Camboriú. Florianópolis, 2004. 174p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ALVES, K. C. C. O processo de assistência técnica de empresas de construção: estudos de caso. Recife, 2016. 117p. Dissertação –Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

BAUER, R.J.F. Patologia em revestimentos de argamassa inorgânica. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS, Salvador, 1997. Anais. P 321-33.

BORGES, A. C. L. (2009). Metodologia para avaliação do comportamento estrutural de edifícios altos em concreto armado com consideração da interação solo-estrutura. Recife, 2009 205p. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco.

CAMPANTE, E. F.; SABBATINI, F. H. Durabilidade de revestimentos cerâmicos de fachada. In.: Congresso Ibero-americano de Patologia de lãs Construcciones, V, CONPAT, 1, 1999. Montevideo. Anais... Montevideo, 1999.

CORREA, A.; MIRANDA, P. Patologias de Fachadas. Revista Pensar Engenharia. 1 jul. 2013, Vol. 1 (2). Belo Horizonte, 2013.

COSTA E SILVA, A. J. Descolamento nos revestimentos cerâmicos de fachada na cidade do Recife. São Paulo, 2001. 221p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

COSTA E SILVA, A. J. Método para gestão das atividades de manutenção de revestimentos de fachada. São Paulo, 2008. 221p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

COUNCIL ON TALL BUILDINGS AND URBAN HABITAT. CTBUH, c2019. CTBUH HEIGHT CRITERIA. Disponível em: <https://www.ctbuh.org/resource/heighthttps://www.ctbuh.org/resource/height>. Acesso em: 15 de out. De 2019.

SARMENTO, C. V. S.; FONTE, A. O. C.; LIMA, F. J. MONITORAÇÃO DE EDIFÍCIOS ALTOS PARA AÇÕES DINÂMICAS DO VENTO. 2012. 119p. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.

DJI. Dà-Jiāng Innovations Science and Technology. Phantom 4 PRO V2.0. 2019. Disponível em: <https://www.dji.com/br/phantom-4-pro-v2?site=brandsite&from=nav> Acesso em: setembro de 2019.

EMPORIS. Emporis Standards Committee, c2020. Emporis high-rise Building. Disponível em: <https://www.emporis.com/building/standard/3/high-rise-building>. Acesso em: 31 de jan. 2020.

FERREIRA, L. B. Patologia em revestimentos cerâmicos de fachadas de edifícios estudo regionalizado para a cidade de Divinópolis. Belo Horizonte, 2007. 94p. Monografia (Especialização). Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais.

FONTE, A. O. C.; FONTE, F. L. F.; CASTILLO, A. A. H. E.; PEREIRA, A. V. A. C. Características e Parâmetros Estruturais de Edifícios de Múltiplos Andares em Concreto Armado Construídos na Cidade do Recife. In: 47º Congresso Brasileiro do Concreto, 2005, Recife. 47º Congresso Brasileiro do Concreto, 2005. v. 01.

GALLETTO, A.; ANDRELLO, J. M. Patologia em fachadas com revestimentos cerâmicos. In: IX Congreso internacional sobre Patologías y Recuperación de Estructuras CINPAR, 1. 2013. Paraíba. Anais. João Pessoa, 2013.

GOMIDE, Tito Lívio Ferreira; FAGUNDES NETO, Jerônimo Cabral Pereira; GULLO, Marco Antônio. Normas técnicas para engenharia diagnóstica em edificações. 2. ed. São Paulo: Pini, 2009. 245 p.

HORSTH, A. A.; BARRELETE, F. N.; MACIEL JR., J. A.; MIRANDA, L. R. Pathology in facade ceramic coating. Revista educação, meio ambiente e saúde. Jan. 2018, Vol. 8 n. 1. Curitiba, 2018.

J. YANG, S. JIN, X. XIAO, C. JIN, J. C. XIA, X. LI, S. WANG, (2019). Local climate zone ventilation and urban land surface temperatures: Towards a performance-based and wind-sensitive planning proposal in megacities. Elsevier Ltd, Sustainable Cities and Society. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2210670718324569?via%3Dihub>Acessoem 29 de Jan. De 2020.

LORDSLEEM JR., A. C. Sistemas de recuperação de fissuras da alvenaria de vedação: avaliação da capacidade de deformação. São Paulo, 1997. 195p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

LISBOA, DIOGO WANDERSON BORGES et al. Utilização de VANT na inspeção de manifestações patológicas em fachadas de edificações. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, Maceió, 2018.

Michele Russo, Laura Carnevali, Valentina Russo, Davide Savastano & Yuri Taddia (2018): Modeling and deterioration mapping of façades in historical urban context by close-range ultra-lightweight UAVs photogrammetry, International Journal of Architectural Heritage. Roma, Itália. Disponível em < https://doi.org/10.1080/15583058.2018.1440030> Acesso em: 09 de mar. De 2020.

NWS GOVERNMENT. NSW Department of Planning, Industry and Environment, c.2020. Disponível em: <https://www.planning.nsw.gov.au/Plans-for-your-area/Priority-Growth-Areas-and-Precincts/Sydenham-to-Bankstown-Urban-Renewal-Corridor/~/media/27794C9C3ED6450B94E94EE3C318E9B6.ashx>. Acesso em: 29 de jan. De 2020.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 414/98 de 31-12-1999, Regulamento de segurança contra incêndio em edifícios: Artigo 5.º - Classificação dos edifícios de acordo com a altura, Lisboa, Cap. 1, Sec. 1, maio/jun. 1999.

RESENDE, Maurício Marques, M. M. S. B. Barros, and J. S. Campos. A influência da manutenção na durabilidade dos revestimentos de fachada de edifícios. Workdur-II Workshop sobre durabilidade das construções, São José dos Campos (Brasil). 2001.

RIBEIRO, D.V. Corrosão em estruturas de concreto armado: teoria, controle e métodos de análises. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Roca, D., Lagüela, S., Díaz-Vilariño, L., Armesto, J., & Arias, P. (2013). Low-cost aerial unit for outdoor inspection of building façades. Automation in Construction, 36, 128–135. doi:10.1016/j.autcon.2013.08.020.

SILVA, A. F. Manifestações patológicas em fachadas com revestimentos argamassados: estudo de caso em edifícios em Florianópolis. Florianópolis, 2007. 190p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina.

THOMAZ, E. Trincas em edifícios. São Paulo, IPT/EPUSP/PINI, 1989.

TONDELO, P. G.; BARTH, F. Análise das manifestações patológicas em fachadas por meio de inspeção com VANT. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 10, p. e019009, 26 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Lima, M. B., Lordsleem Júnior, A. C., Ballesteros Ruiz, R. D., Torres Fernandes, B. J., Oliveira, S. C., & dos Santos, O. J. (2020). INSPEÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS EM EDIFÍCIO DE GRANDE ALTURA COM VANT. IX Sustentável, 6(2), 111–122. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.111-122

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)