MOBILIÁRIO INFANTIL ORIENTADO AO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL E LIVRE DA CRIANÇA

Autores

  • Júlia Lopes Kano
  • Tomás Queiroz Ferreira Barata UNESP
  • Maria José Canêdo Sanglard UEMG

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.77-89

Palavras-chave:

Design, Mobiliário Infantil, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Cocriação

Resumo

A economia atual baseada no lucro e na produção somada à herança das Revoluções Industriais e a exploração exacerbada dos recursos naturais do período moderno, resultaram num grande acúmulo de descartes e poluição. Diante desse cenário, é de extrema importância incentivar a preocupação com o meio ambiente desde a infância por ser a base da construção do indivíduo. Por esse motivo, a faixa etária definida para o estudo é de 4 a 6 anos, fase em que a criança começa a se compreender como indivíduo e assimilar todos os novos conhecimentos. O mercado de mobiliário infantil vem crescendo e de acordo com os estudos de caso feitos dentro do setor se mostrou um ambiente propício para inovação e desenvolvimento do projeto. O presente trabalho possui como objetivo central desenvolver um mobiliário infantil para guardar que desperte a atenção e a curiosidade da criança acerca de questões ambientais, com foco na cocriação e na valorização da liberdade infantil. Projetar para crianças em fase de desenvolvimento focando na desmaterialização dentro de um mundo voltado para o consumo e incentivando uma relação de pertencimento e envolvimento com o mobiliário são os maiores desafios conceituais do projeto.

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Publicado

2020-03-23

Como Citar

Lopes Kano, J., Queiroz Ferreira Barata, T., & Canêdo Sanglard, M. J. (2020). MOBILIÁRIO INFANTIL ORIENTADO AO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL E LIVRE DA CRIANÇA. IX Sustentável, 6(1), 77–89. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.77-89