O POTENCIAL DO DESIGN COMBINADO AO SETOR DO TURISMO COMO ALTERNATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS LOCAIS

Autores

  • Raquel Pereira Canaan Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6569-3894
  • Alfredo Jefferson de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.31-40

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo compreender as possibilidades de ação do design junto ao setor de turismo para o desenvolvimento sustentável dos territórios, através da valorização de seus aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais. Ao longo desta pesquisa, foi possível identificar que os temas Turismo como vetor de desenvolvimento local e Design aplicado à valorização do território estão sendo cada vez mais abordados nacional e mundialmente, mas ainda há poucas discussões sobre os temas associados, que apresentam grande potencial. Entende-se que o planejamento estratégico dos territórios pode apoiar bastante o setor, possibilitando o desenvolvimento de atividades complementares que beneficiem a comunidade local tanto no aspecto material quanto imaterial e, para tanto, algumas das sugestões são apresentadas no texto a seguir.

Biografia do Autor

Raquel Pereira Canaan, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós doutoranda em Design e Turismo. Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade e Pós-graduada em Gestão do Design em Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada em Design Gráfico pela mesma universidade, quando também cursou uma extensão universitária no Politécnico di Torino (Itália). Atuou como professora nos cursos de Design de Produto, Design Gráfico, Design de Ambientes e na Pós-Graduação em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais, bem como pesquisadora no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias da UEMG em projetos voltados para a valorização de recursos locais.

 

Referências

DIAS, R. Turismo e Patrimônio Cultural – recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo, Saraiva, 2006.

CORIOLANO, L. N. Turismo: prática social de apropriação e de dominação de territórios. In: LEMOS, Amalia Ines; ARROYO, Monica; SILVEIRA, Maria Laura. América Latina, cidade, campo e turismo. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciencias sociales. SP, dez de 2006.

CRUZ, A. R. P. M. Turismo e Criatividade no Algarve: Uma análise da oferta turística regional como elemento de atração da classe criativa. Dissertação de Mestrado. Universidade do Algarve, Faro, 2010.

GARRIDO, I. M. D. A. Modelos multiorganizacionais no turismo: cadeias, clusters e redes. Dissertacao de Mestrado. Salvador, IMDA, 2001.

SILVA, R.E.S; Identidade, territorialidade e turismo comunitário: na lucha pelo reconhecimento. Editorial Académica Española, 2012.

KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organziações colaborativas e novas redes projetuais. Rio se Janeiro: E-papers, 2008.

LUCCA, A. S. Design Participativo para a Valorização da Produção do Território. In: 10o CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN - P&D DESIGN, 2012, São Luís. Anais. São Luís: UFMA, 2012.

PEGO, K; OLIVEIRA, P. Design Sistêmico: Relações entre Território, Cultura e Ambiente no Âmbito da Estrada Real. Strategic Design Research Journal. 7(3) 101-109 setembro – dezembro, 2014.

SANTOS, S. M. Design de Serviços para a sustentabilidade: proposição de um modelo de design para o direcionamento da atividade projetual sustentável – o caso dos serviços turísticos de hospedagem. Recife, UFPE, Dissertação de Mestrado, 2010.

PINHANEZ, C. “Humans Inside” as the Key Characteristic of Service Systems. In: QUIS 11 - Moving Forward with Service Quality, Wolfsburg, Germany, p. 515-524, 2009.

OLIVEIRA, L. A. G. Cultura, criatividade e desenvolvimento territorial: reflexões sobre Redes e Sistemas Produtivos de Economia Criativa. In: LEITÃO, Cláudia; MACHADO, Ana Flávia. Por um Brasil criativo: significados, desafios e perspectivas da economia criativa brasileira. Código Editora. Belo Horizonte, 2016.

OLIVEIRA, S. S. Design de serviços: proposição de frameworks para investigação do nível de competência dos designers. Dissertação de mestrado. UEMG, Belo Horizonte, 2016.

SECOMANDI, F. Design e as interfaces de serviço. Gramado: Rio Grande do Sul. 11o. P&D design: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014.

SECOMANDI, F. Interface matters: postphenomenological perspectives on service design. Tese (doutorado) – Delft: Delft University of technology, 2012.

HINNIG, R; MERINO, G; GONTIJO, L; MERINO, E. Oportunidades de contribuiçãoo do Design de Srrviços para a melhoria da produtividade e inovação. Strategic design Research Journal, no.8, 37-48, Unisinos, 2015.

SURI, F. The experience of evolution: developments in design practice. The design jornal, no.6, 29-48, 2003.

FREIRE, K. M. Inovação social dirigida pelo design. In: OLIVEIRA, A. F; FRANZATO, C; DELGAUDIO, C (org). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo, Blucher, 2017.

FREIRE, K. M. Design Para Serviços: Uma intervenção em uma Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde Brasileiro. Estudos em Design, Design Articles, 2016.

FREIRE, K. M. Design para serviços: Reflexões sobre o Escopo da Área. In: Menezes, Marizilda dos Santos; Moura, Monica (org). Rumos da pesquisa no design contemporâneo: materialidade, gestão e serviço (ebook). Sao Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

LANGENBACH, M. L. Além do apenas funcional. Inovação social e design de serviços na realidade brasileira. COPPE,UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.

STICKDORN, M. Isto é Design Thinking de Serviços. Porto Alegre, Bookman, 2014.

CANDI. The Role of Design in the Development of Technology-based Services. Design studies, 2007

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Canaan, R. P., & de Oliveira, A. J. (2019). O POTENCIAL DO DESIGN COMBINADO AO SETOR DO TURISMO COMO ALTERNATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS LOCAIS. IX Sustentável, 5(5), 31–40. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.31-40