AGRICULTURA URBANA, DESIGN E SUSTENTABILIDADE: UM PANORAMA SOBRE A ALIMENTAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE CENTROS URBANOS

Autores

  • Thalita Barbalho Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Sebastiana Lana Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rita Engler Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.45-52

Palavras-chave:

Design, Agricultura urbana, Centros urbanos, Desenvolvimento sustentável

Resumo

A discussão de questões alimentares é um tema atual e deve ser considerada para que a sociedade se desenvolva de uma forma mais sustentável. O desenvolvimento da agricultura urbana pode melhorar as condições alimentares, além de possibilitar centros urbanos mais sustentáveis e economias mais verdes. O presente trabalho aborda as questões referentes a alimentação, desenvolvimento de centros urbanos e como o design pode auxiliar na mudança de sistemas cada vez mais complexos. Após revisão bibliográfica e pesquisa descritiva, apresenta-se um panorama da agricultura urbana no Brasil e no mundo.


Biografia do Autor

Thalita Barbalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGD/UEMG. Linha de pesquisa: Design,Cultura e Sociedade. Projeto: DESIGN DE SERVIÇOS PARA INOVAÇÃO SOCIAL: um estudo sobre design, serviços relacionais e desenvolvimento sustentável por meio do coletivo Agroecologia na Periferia. É graduada em Design Gráfico pela UEMG (2015) e possui graduação sanduíche em Design della Comunicazione no Politécnico de Milão pelo Programa Ciências Sem Fronteiras e é formada no curso técnico em Design Gráfico pelo SENAI - CECOTEG (2010). Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDtec) da Escola de Design e atua no mercado de trabalho como Designer gráfico e Designer de Serviços.

 

Sebastiana Lana, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), PhD em Engineering Materials - University of Sheffield (1994) e doutorado(1997) e pós doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Corpo Docente permanente do PPGD da UEMG. Co-coordenadora do CEDTec- Centro de Estudos e Tecnologia em Design ?ED/UEMG; Membro do colegiado fundador, professor permanente da REDEMAT: Consórcio entre as instituições UFOP/UEMG; Integra o grupo de pesquisas do CPqd e o DIT- Núcleo de Pesquisa em Design Inovação e Tecnologia, ambos da UEMG

 

Rita Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização(DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG(1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University(2014). Foi bolsista de mestrado Na PUC/RJ, chargé des cours na Ecole des Mines de Paris, Bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris, Coordenadora de Projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da UEMG, Professora e Coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia do CEFET/RJ, criou e coordenou o Centro de Lideranças da BSP- Business School São Paulo, diretora e sócia da Eventail_ Produções & Eventos, atualmente é Professora concursada em Inovação e Design e coordenadora do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG, pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, Professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS(rede Mundial de Inovação Social) e do LENSin.

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Barbalho, T., Lana, S., & Engler, R. (2020). AGRICULTURA URBANA, DESIGN E SUSTENTABILIDADE: UM PANORAMA SOBRE A ALIMENTAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE CENTROS URBANOS. IX Sustentável, 6(1), 45–52. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.45-52