RESUMO DE TCC: PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DA LAGOA DE PIRATININGA, NITERÓI, RIO DE JANEIRO

Autores

  • Maria Eduarda Radler de Aquino Escola de Belas Artes (EBA) E PROURB/FAU -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.139-139

Palavras-chave:

ecossistema lagunar, projeto, requalificação urbana, sustentabilidade do ambiente construído, Lagoa de Piratininga

Resumo

  1.  INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada para elaboração do Trabalho Final de Graduação, cuja proposta é um Projeto de Requalificação da orla da Lagoa de Piratininga, na Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

O trabalho partiu da identificação e delimitação do trecho da orla, que vem sofrendo com problemas gerados pelo abandono e pela ocupação irregular, como redução do espelho d´água, devido ao assoreamento da Lagoa causado pelo lançamento de lixo e resíduos de construções, de esgoto sanitário, entre outros, até o projeto de requalificação da área.

A Lagoa de Piratininga é uma das microbacias da Região Oceânica e a maioria das nascentes dos corpos hídricos que contribuem para a sua existência se localiza em áreas cobertas por florestas em bom estado de conservação. Os percursos naturais dos rios e córregos que integram esta sub-bacia foram alterados e canalizados, o que contribuiu para a deterioração da Lagoa e sua borda.

A Lagoa está passando por um acelerado processo de expansão residencial e comercial. O trecho da orla, onde se propõe a requalificação vem sendo ocupada por uma população de baixa renda, ao longo dos anos; na maioria pescadores que tiram da Lagoa a sua fonte de renda e por trabalhadores do setor terciário. Esses moradores são carentes de espaços públicos voltados ao lazer e precisam, também melhorar as condições de acesso às moradias e à própria Lagoa.

2.            METODOLOGIA

Como método, o trabalho parte de um embasamento teórico-conceitual, levantamentos bibliográficos, com coleta de dados em publicações acadêmicas, plantas da Prefeitura e referencial de projetos; levantamentos de campo, a partir de visitas in loco, com observações diretas não participativas, registros fotográficos e Base Google Earth.

Os dados foram tratados a partir da confecção de mapas (biofísicos, figura e fundo, gabarito e uso do solo), cortes e desenhos. Foram utilizados, ainda, programas computacionais, como AutoCad e PhotoShop.

Nos levantamentos foram constatados os principais problemas e necessidades dos moradores e o potencial paisagístico e ambiental do local. Foram realizadas análises morfológicas e mapeados os principais elementos da forma urbana, identificados no local por meio de registros fotográficos e do redesenho de alguns mapas da Prefeitura para atualização de dados, além de serem identificadas e respeitadas as massas vegetadas que permitem a sobrevida e a recuperação futura do ecossistema lagunar.

 3.           PROPOSTAS DE PROJETO

O projeto de requalificação da orla inclui a reformulação do traçado geométrico das vias, melhoria dos passeios (acessibilidade), localização e especificação de arborização e mobiliário, além da introdução e/ou reformulação de espaços de socialização já existentes, que visam, sobretudo, a atividades educativas, culturais e esportivas, guardando as características ambientais (vegetal e animal) e os atributos da paisagem do local. Ao mesmo tempo cria novas áreas de lazer comunitário e espaços para permitir a continuidade da pesca, que se configura como a principal atividade de subsistência da comunidade. A proposta visa, ainda, à reintrodução da flora nativa nas margens da Lagoa, auxiliando a recuperação de micro biomas (recomposição da fauna e melhoraria do conforto ambiental).

Biografia do Autor

Maria Eduarda Radler de Aquino, Escola de Belas Artes (EBA) E PROURB/FAU -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Arquitetura Paisagística pelo PROURB-FAU (UFRJ) . Graduada em Paisagismo pela Escola de Belas artes (UFRJ).

Referências

LAMAS, José M. Morfologia urbana e desenho da cidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. 592 p.

TRANCIK, Roger. Finding Lost Space: Theories of Urban Design. 1. ed. USA: John Wiley & Sons, june 1986. 256 p.

Prefeitura Municipal de Niterói. Atlas das Unidades de Conservação do Município de Niterói [arquivo digital]. Niterói: Pedro Bittencourt, 2018. 101p.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

Radler de Aquino, M. E. (2019). RESUMO DE TCC: PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DA LAGOA DE PIRATININGA, NITERÓI, RIO DE JANEIRO. IX Sustentável, 5(4), 139–139. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.139-139

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação