RESUMO DE DISSERTAÇÃO: COMPONENTES CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL DA MODA EM BRECHÓS

Autores

  • Alessandro Mateus Felippe UDESC
  • Gabriel Sausen Feil UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.141-142

Palavras-chave:

consumo, consumo sustentável, moda, brechó

Resumo

Intenciona-se, com o presente resumo, apresentar os resultados alcançados no trabalho de conclusão de curso do autor principal por meio de uma reflexão sobre o atual consumo de moda. Partindo de um diagnóstico preocupante em relação a essa indústria – considerada a segunda que mais polui o meio ambiente –, observa-se o reuso de peças de vestuário, encontradas no espaço brechó, como uma possibilidade de prática sustentável de consumo. Dessa forma, o objetivo geral de pesquisa busca-se entender de que forma a elaboração teórica de cinco componentes conceituais podem elucidar uma proposta, uma possibilidade de consumo sustentável da moda.

Biografia do Autor

Alessandro Mateus Felippe, UDESC

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UNIPAMPA) e mestrando no Proprama de Pós-graduação em Design de Vestuário e Moda (UDESC).

Gabriel Sausen Feil, UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa. Na graduação, atua no Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; na pós-graduação, atua no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa t3xto, coordena a Linha Experimentações filosóficas em comunicação-educação-literatura, o projeto de pesquisa Atividades criativas-máquina de guerra e o projeto de extensão Happy hour do t3xto. Interessa-se pelos pensamentos de Nietzsche, Barthes, Deleuze e Foucault; pelas literaturas de Sade, Sacher-Masoch, Dostoiévski, Blake, Kafka, Bataille, Bukowski e Kerouac; por atividades criativas-máquina de guerra.

Referências

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização; tradução Maurício Santana Dias. 7. Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

GODART, F. Sociologia da moda. Editora Senac São Paulo, 2010.

FEIL, G. S. Comunicação e Fuga: por uma educação-fluxo. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. 2006.

FIRJAN – Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Sistema Firjan, 2016.

MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando? In: HOHFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. NERI, N. Dicas de brechó – Tipos de brechó. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QzenEfHjpPA&t=4s> - Acesso: 15 ago. 2017.

SEBRAE. Nichos de Moda. Brasília, 2015. UNCTAD – Relatório de economia criativa 2010: economia criativa uma opção de desenvolvimento. Brasília: Secretaria da Economia Criativa/ Minc ; São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

Felippe, A. M., & Feil, G. S. (2019). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: COMPONENTES CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL DA MODA EM BRECHÓS. IX Sustentável, 5(4), 141–142. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.141-142

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação