SENSAÇÃO TÉRMICA NO SERVIÇO DE TRANSPORTE CIRCULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.103-114

Palavras-chave:

Planejamento de transporte, Mobilidade urbana, Temperatura

Resumo

O sistema de transporte coletivo sofre com a falta de planejamento em termos de conforto térmico, podendo trazer a desaprovação dos usuários e, principalmente, sérios danos à saúde. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sensação térmica do sistema de transporte circular da Universidade Federal do Pará, devido a diversidade de pessoas que utilizam o serviço diariamente. Primeiramente, realizou-se uma análise de tendência da temperatura na região para os últimos 20 anos, seguida por uma análise da temperatura de superfície na universidade para o ano de 2018. Na segunda parte efetuou-se a caracterização das paradas disponíveis para utilização dos usuários. Por fim, foram realizadas medições de temperatura radiante nas paradas e no interior dos coletivos. Houve tendência ao aumento de temperatura em 80% dos anos estudados, e a temperatura de superfície na universidade variou em 5,4 °C. As medições de temperatura radiante mostraram valores médios acima do máximo tolerado pelos padrões de conforto em normas, concluindo que há necessidade de intervenção em todos os pontos de ônibus, a fim de promover melhorias no serviço. Isto é fundamental para o planejamento institucional do sistema de transporte, além de contribuir com a função social de fornecer um serviço digno

Biografia do Autor

Matheus Melo de Souza, Universidade Federal do Pará

Graduado em Engenharia Ferroviária e Logística pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Mestrando em Engenharia Naval (UFPA) na área de Transporte Aquaviário. Ênfase em acessibilidade e mobilidade urbana, planejamento e operação de transportes, tração ferroviária, conforto térmico em veículos e manutenção da via permanente. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa do Pará (FADESP) em 2015 para auxiliar nos pedidos de aquisição de materiais pelo projeto de implantação do Laboratório de Materiais Ferroviários (AMAZONFERR). Foi monitor de Informática Aplicada à Engenharia em 2016 pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação, atuando com MATLAB E Mathcad.

Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis Carvalho, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2006); Mestrado em Engenharia Civil, com área de concentração em transportes, pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995). Professor Adjunto IV da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará - UFPA. Professor do programa de Pós-graduação (Mestrado) do Curso de Engenharia Naval (UFPA). Coordenador do GRUPO DE ESTUDOS EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES - GELT, devidamente cadastrado na PROPESP e no CNPQ, desde 15/04/2011. Avaliador de trabalhos da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Avaliador de trabalhos da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Membro do comitê científico da revista Engrenagem (IFPA). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes e Infraestrutura de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Mobilidade e Acessibilidade urbana, Transportes Não Motorizados, Dimensionamento de pavimentos e logística urbana.

Marianna Amado da Silva Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Engenharia Ferroviária e Logística pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Área de Transportes (UNICAMP).

Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2013), mestrado em Engenharia Civil (Área: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Pará (2016) e atualmente é doutorando do PPGEC/UFPA. Participa do Grupo de Pesquisa em Água, Energia e Sustentabilidade da Amazônia (GAES), com ênfase em pesquisas sobre mudanças climáticas e recursos hídricos. Como profissional, atuou em diversas empresas responsáveis por elaborar e fiscalizar importantes projetos de saneamento, não só no município de Belém, mas pelo o estado do Pará.

Josias da Silva Cruz, Universidade Federal do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Estácio Belém (2016), mestrado em Engenharia Civil: Área de Concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2018). Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Análise Físico-Química e Biológica da Água, Recuperação de Áreas Degradadas, Geoprocessamento Ambiental, Hidrologia e Hidráulica Fluvial.

Maria Luiza Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Pará

Atualmente é graduanda em Administração da Universidade Federal do Pará e bolsista PIBIC no projeto “Engajamento no Trabalho entre servidores públicos estaduais: uma investigação no instituto de terras do Pará”. Tem experiência na área de Ciência Sociais Aplicadas, com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Possui também conhecimentos na área de Ciências Políticas, estudando o tema de 2012 a 2015.

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Publicado

2019-08-04

Como Citar

Souza, M. M. de, Carvalho, M. V. G. S. de A., Vieira, M. A. da S., Costa, C. E. A. de S., Cruz, J. da S., & Moreira, M. L. R. (2019). SENSAÇÃO TÉRMICA NO SERVIÇO DE TRANSPORTE CIRCULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. IX Sustentável, 5(3), 103–114. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.103-114