O DESIGN COMO ABORDAGEM ESTRATÉGICA PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MPES DO SETOR MOVELEIRO DO TRIÂNGULO MINEIRO/BRASIL

Autores

  • Geovana Blayer Ribeiro de Assis PPGAU - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. https://orcid.org/0000-0002-8033-8591
  • Viviane Dos Guimaraes Alvim Nunes PPGAU - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. https://orcid.org/0000-0003-3357-4492

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.135-147

Resumo

Este trabalho discute o resultado parcial de uma pesquisa, no que tange à aplicação de diretrizes de Design Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas Moveleiras (MPEs) em Uberlândia/Minas Gerais/Brasil, as quais enfrentam vários problemas organizacionais, gerenciais e de liderança. Devido à produção local sob medida e ao alto volume de resíduos descartados em locais inadequados, as operações das referidas MPEs têm resultado em impactos ao meio ambiente e à sociedade. O Design Estratégico para Sustentabilidade explora soluções para estas questões, atuando como interlocutor junto à empresa e propondo ações mais competitivas e responsáveis, a partir de alternativas viáveis e mais sustentáveis. A metodologia utilizada incluiu revisão de literatura, estudos de casos, estudos de campo e elaboração de diretrizes para as empresas participantes na pesquisa. Os resultados indicam a importância do estudo e a dificuldade de implementação das propostas elaboradas, pois demanda um longo e lento processo de conscientização dos atores envolvidos no sistema, como um todo, e o reconhecimento da interdependência de ações para se atingir futuros cenários mais sustentáveis para o setor. 


Biografia do Autor

Geovana Blayer Ribeiro de Assis, PPGAU - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia.

Geovana Blayer é graduada no curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia 2013/2017. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design/FAUeD, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, através da bolsa de Iniciação científica PIBIC-EM, realizada no ano de 2011. Atuou também como bolsista PIBIC durante dois anos em um projeto que investiga práticas sustentáveis para o setor moveleiro de Uberlândia e região, através dos conceitos do Design Estratégico para Sustentabilidade (2015/2017). Foi estagiária no escritório de arquitetura e design da arquiteta e designer de interiores Rosana Rodrigues durante 8 meses, possuindo conhecimentos em softwares de projeto, como os programas AutoCAD e Sketchup. No meio acadêmico atuou como monitora durante um ano (2014/2015) na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e das Artes I; no curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia. Como Trabalho de Conclusão de Curso desenvolveu um projeto de design de interiores de uma livraria e café intitulado como Nexo Interativo, que teve como objetivo principal incentivar em práticas de leitura e convívio social na cidade de Uberlândia/MG. No mercado de trabalho, atuou também como Designer na empresa Isab Marcenaria Boutique, indústria de móveis voltada para produção local de Uberlândia/MG, tendo conhecimentos específicos em processos de planejamento e produção de mobiliário. Atualmente trabalha como Designer na empresa Zum Interiores, escritório voltado para projetos de arquitetura e design na cidade de Uberlândia e região. Fluente na língua inglesa americana.

Viviane Dos Guimaraes Alvim Nunes, PPGAU - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia.

Viviane Nunes é docente Adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo & Design (FAUeD). É PhD em Design pelo Istituto Politecnico di Milano/Italia (POLIMI) (2013), mestre em Geografia pelo IG/UFU (2005), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNITRI/MG (1998) e em Decoração pela UFU/MG (1991). Possui experiência nas áreas de: Design de Sistemas Produto+Serviços, Estratégia e Sustentabilidade, Design de Interiores e Mobiliário (projeto e produção), e em Arquitetura (projeto de edificações). Viviane foi coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Design (2014/2016), onde continua desenvolvendo pesquisas principalmente nas áreas de: 1. Design Estratégico, com foco na colaboração orientada ao desenvolvimento sustentável e ao controle de resíduos de produção, principalmente, do setor de móveis em madeira e derivados; 2. Design para a Sustentabilidade e Inovação Social, para a inclusão sócio-cultural e econômica da população de baixa renda e valorização do território por meio do Design; 3. Design de Sistemas Produto+Serviço Sustentáveis (S.PSS) em economias distribuídas. É pesquisadora-membro do grupo de pesquisa internacional do LeNS-In do Istituto Politecnico di Milano POLIMI, sob a coordenação geral do prof. Carlo Vezzoli, e dos profs. Aguinaldo dos Santos (UFPR) e Leonardo Castillo (UFPE) no Brasil, que visa à construção de um currículo para cursos de Design orientado ao tema S.PSS. Em 2017, Viviane passou a integrar o PPGAU - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD UFU. Foi coordenadora do curso de Graduação em Design, de janeiro/2015 a abril/2017 e desde maio/2017 é Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - FAUeD.

Referências

ABRÃO, Júlia S. Design e criatividade no setor moveleiro de Uberlândia/MG: Estratégias sustentáveis para a redução dos resíduos da produção. Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica em Design. PIVIC. FAPEMIG 2017-0569. Orientador: Viviane dos Guimarães Alvim Nunes. 2017.

ALVES, Maria Gabriela V. Design como contribuição para as Práticas Sustentáveis das micro e pequenas empresas moveleiras do Triângulo Mineiro. Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica em Design. PIVICMG2016/SAP048. Orientador: Viviane dos Guimarães Alvim Nunes. 2017.

BEST, K. Design Management. Managing design strategy, process and implementation. Switzerland: AVA Publishing SA, 2006.

COSTA, F. C, X. da; SCALETSKY, C. C.. Design Management Design Estratégico. São Paulo: SP: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design. Outubro, 2010.

FRANZATO, C. O design estratégico no diálogo entre cultura de projeto e cultura de empresa. Strategic Design Research Journal, 3 (3): 89-96 setembro-dezembro 2010.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (organizadores). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

MANZINI, E. (2008). Design para inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Coord. tradução Carla Cipolla; Rio de Janeiro: E-papers, (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v.1), 2008.

MOZOTA, B.B., KLOPSCH,C.,COSTA, F. C. X. (2012). Gestão do design: usando o design para construir valor e marca e inovação corporativa. Tradução: Lene Belon Ribeiro; revisão técnica; Gustavo Severo Borba. Porto Alegre: Bookman, 2011.

NUNES, V. G. A. Design Pilot Project as a Boundary Object: a strategy to foster sustainable design policies for Brazilian MSEs. Milan, Italy: PhD Thesis in Design. INDACO Department, Polytechnic of Milan. Oct, 2013.

OLIVEIRA, P; ALVARENGA, A; PAES, F; FEITOSA, F; & SILVA, J. Cadeia produtiva da movelaria: o polo moveleiro do Triângulo Mineiro. Viçosa/MG: EPAMIG. 2012

ROCHA, C., BREZET, Han. Product-oriented environmental management systems: a case study. The Journal of Sustainable Product Design, Issue 10, pp. 30-43. 1999.

SANTOS, Aguinaldo dos; VEZZOLI, Carlo; CORTESI, Sara. The Design Role On Corporate Social Responsibility. LeNS. Version 03/11/08. 2008, 60p.

SENAI, FIEMG, SEBRAE, & SINDMOB. Diagnóstico empresarial das indústrias moveleiras de Uberlândia e Região. Uberlândia: Sistema FIEMG. Pool Comunicação. 2006.

TEIXEIRA, J. A.. O Design Estratégico na melhoria da competitividade das empresas. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2005.

TIRONI, M.R.. “Conexões” Design Estratégico e economia criativa: inovação além do design de moda. 10º colóquio de moda, 7º Edição Internacional, 1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, 2014. Caxias do Sul: RS.

ZURLO, F.; NUNES, V. d. G. A. Designing Pilot Projects as Boundary Objects: a Brazilian case study in the promotion of sustainable design. Springer Briefs in Applied Sciences and Technology. Heidelberg/New York/ Dordrecht/London: PoliMI SpringerBriefs. ISBN 978-3-319-23140-2. 2015

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Blayer Ribeiro de Assis, G., & Dos Guimaraes Alvim Nunes, V. (2019). O DESIGN COMO ABORDAGEM ESTRATÉGICA PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MPES DO SETOR MOVELEIRO DO TRIÂNGULO MINEIRO/BRASIL. IX Sustentável, 5(2), 135–147. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.135-147