RESUMO DE TESE - TECNOLOGIAS SOCIAIS E DESIGN: DIRETRIZES PARA EMPREENDIMENTOS SOCIOCRIATIVOS

Autores

  • Nadja Maria Mourão Universidade Estadual de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3990-0201
  • Rita de Castro Engler Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.197-197

Resumo

As tecnologias sociais se apresentam como alternativas simples, de baixo custo, replicáveis e impactantes, para solução de problemas que afetam a sociedade. Estão fundamentas em duas proposições relevantes: a participação de pessoas das comunidades que as desenvolvem e a sustentabilidade nas soluções apresentadas. Os métodos e técnicas aplicados em tecnologias sociais se associam aos modelos de organização coletiva e buscam produzir resultados positivos para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Eles permitem o monitoramento e avaliação de objetivos que incentivam o desenvolvimento sustentável. Exemplos de tecnologias sociais (TSs) estão disponibilizados e podem ser acessados na plataforma digital do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação do Banco do Brasil (FBB). Considera-se que esta plataforma seja facilitadora para o emprego de soluções replicáveis às questões sociais. O objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias sociais, sob o olhar do design, buscando detectar diretrizes (atividades e condutas) que promovam novos empreendimentos sociocriativos. Considera-se que os empreendimentos “sociocriativos” são aqueles que ocorrem na junção de empreendimentos sociais, com os setores criativos (como o design), que também podem gerar empreendimentos criativos. A metodologia para atender ao proposto não é “uma receita de bolo” (BONSIEPE, 1983), mas condutas eficazes que possam ser aplicadas no desenvolvimento de empreendimentos. Fundamentada no design social, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada. Dessa forma, foi realizado um estudo específico sobre as tecnologias sociais em geração de renda, com aplicação de métodos e ferramentas do design. Quanto aos procedimentos adotados para a coleta de dados, são apresentados exemplos selecionados pelo estudo de caso, analisados por indicadores. Segundo Yin (2001) um dos princípios para a coleta de dados é a criação de um banco de dados para o estudo e encadeamento das evidências. Foram 1.037 TSs certificadas pela FBB, no período de 2001 a 2017. Deste levantamento identificaram-se 208 TSs no BTS em pesquisa avançada sob o tema “renda”. Contudo, apenas 43 TSs apresentaram indicadores compatíveis ao estudo. Entre estas entrevistadas, citam-se 12 TSs que forneceram dados de condutas ajustadas ao conceito de empreendimentos sociocriativos. São elas: 10Caminhos, Antenados Produtora, Cocriação Comunidades, Cores da Terra, Criative, Ecobolsa Brasil, Hortas Urbanas, Librário, Núcleo de Moda e Design, Oficinas de artesanato, Produtora Cultural Colaborativa e a Suricato. Replicações de TSs em projetos pesquisados em Minas Gerais, relatados em dissertações do PPGD/UEMG, também foram objeto de estudo: Design e Artesanato (Araçuaí); Agroecologia na Periferia (Belo Horizonte); Reaproveitamento de Paletes (Jeceaba). Entre as diretrizes comuns em TSs para geração de renda em soluções sociocriativas citam-se: uso de instrumentos para o desenvolvimento do potencial criativo; investimento humano e de recursos materiais; organização sistêmica e participativa dos envolvidos; prática de empatia em todas as etapas; procedimentos de inovação e parcerias em diversas áreas. Apresentam-se os detalhes das diretrizes no livreto “Tecnologia social e design para todos”.

Biografia do Autor

Nadja Maria Mourão, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutoranda em Design, pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Mestra em Design, inovação e sustentabilidade pela UEMG (2011); Pós-Graduação em Arte Educação pela UEMG - Faculdade de Educação (1999); Bacharel em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1994). Membro do CEDTec - Centro de Estudos de Design & Tecnologia, desde 2012. Grupos de pesquisa CNPq: Tecnologia Social e Design Inclusivo; Design, Inovação & Tecnologia; Estudos em Design, Identidade e Território. Professora titular UEMG - Escola de Design, desde 1997. Experiências profissionais em Educação e Meio Ambiente, atuação principal em: Tecnologia Social, Sustentabilidade, Design, Cultura e Identidade. https://orcid.org/0000-0003-3990-0201  

Rita de Castro Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização(DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG(1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University(2014). Foi bolsista de mestrado Na PUC/RJ, chargé des cours na Ecole des Mines de Paris, Bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris, Coordenadora de Projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da UEMG, Professora e Coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia do CEFET/RJ, criou e coordenou o Centro de Lideranças da BSP- Business School São Paulo; diretora e sócia da Eventail Produções & Eventos. Atualmente é professora concursada em Inovação e Design e do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG (onde atuou como coordenadora). Pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS (Rede Mundial de Inovação Social) e do LENSin.

Referências

BONSIEPE, Gui. A tecnologia da Tecnologia. São Paulo: Edgard Bhucher, 1983.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Mourão, N. M., & Engler, R. de C. (2019). RESUMO DE TESE - TECNOLOGIAS SOCIAIS E DESIGN: DIRETRIZES PARA EMPREENDIMENTOS SOCIOCRIATIVOS. IX Sustentável, 5(2), 197–197. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.197-197

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação