INTEGRAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS

Autores

  • Silênia Priscila Lemes UNIPAMPA
  • Gabriela Sá Brito UNIPAMPA
  • Rogério Cattelan Antocheves de Lima UFSM
  • Almir Barros da S. Santos Neto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gihad Mohamad UFSM
  • André Lübeck UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.37-43

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Construção Civil, Energia Solar Térmica, Meio Ambiente

Resumo

O presente trabalho apresenta o conceito sustentabilidade na construção civil, onde a indústria da construção, principalmente o setor de edificações, apresenta uma elevada interligação com ambiente, sociedade e economia. A energia assume um papel importante no mundo, onde a maioria da nossa energia procede de combustíveis fósseis, essas reservas são limitadas e, a exploração dos mesmos se torna insustentáveis. Com o aumento do consumo de energia nos últimos tempos, principalmente em países desenvolvidos, em grande parte no setor doméstico, tem aumentado a dependência dos combustíveis fósseis, crescendo assim a necessidade de se apostar em energias alternativas, uma das alternativas é a da energia solar térmica. Portanto, este trabalho tem como principal objetivo o atual panorama da energia solar térmica para aquecimento de águas, além de relatar os tipos de sistemas solares para aquecimento de água, identificando suas funções e funcionamentos. Sendo os mais utilizados para energia solar térmica os coletores abertos, fechados e com tubos evacuados. 

Referências

ARAÚJO, M. A.. A moderna construção sustentável. Disponível em: <http://www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf> Acesso em 30 jun. 2016.

AZEVEDO, R. M. Energia e Meio Ambiente: Uma alternativa sustentável – Energia solar térmica. Relatório final de iniciação científica. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, 2010.

CASTANHEIRA, L. F. C. O planejamento energético urbano e o desenvolvimento sustentável. Dissertação (mestrado) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto. Porto, 2002.

CHEN, B. Manual técnico para projeto e construção de sistemas de aquecimento solar & gás natura. Sistemas de Aquecimento de Água para Edifícios através da associação Solar & Gás Natural. Março, 2011.

DASOL. Departamento Nacional de Energia Solar Térmica – Principio de funcionamento. Disponível em: <http://www.dasolabrava.org.br/informacoes/principio-de-funcionamento/ > Acesso em 06 de julho de 2016.

ECYCLE. Aquecimento solar de água: entenda variações e funcionalidades dos tipos de sistema. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/69-energia/3510.html> Acesso em 07 de julho de 2016.

ENERGIAS RENOVÁVEIS. Tecnologias: Coletores Solares Térmicos. Disponível em : <http://energiasrenovaveis.com/DetalheConceitos.asp?ID_conteudo=41&ID_area=8&ID_sub_area=26 > Acesso em 06 de julho de 2016.

FERRO, R. Residências consomem 72% de energia solar gerada no país. 2010. Disponível em: <http://cbcsnoticias.blogspot.com.br/2010/07/residencias-consomem-72-de-energia.html> Acesso em 30 jun. 2016.

GREEN, E. Energia Solar Térmica. Março de 2011. Disponível em: <http://vazuerra.blogspot.com.br/2011/03/energia-solar-termica.html> Acesso em 07 de julho de 2016.

HELIOTEK. Casas – Projetos Residenciais e Comerciais. Disponível em: <http://www.heliotek.com.br/Cases/Projetos-Residenciais-e-Comerciais/> Acesso em 06 de julho de 2016.

ISOLDI, R.; SATTLER, M. A.; GUTIERREZ, E.. Tecnologias inovadoras visando a sustentabilidade: um estudo sobre inovação, técnica, tecnologia e sustentabilidade em arquitetura e construção. Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em < http://www2.ufpel.edu.br/faurb/prograu/documentos/artigo3-sustentabilidade.pdf> Acesso em 04 de jul. 2016.

MADEIRA, A. S. G. Integração de painéis solares térmicos soluções de pós-construção. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa 2010.

MUND, L. F. Análise da viabilidade técnica e econômica de coletores solares para aquecimento de água em residências. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel) em Engenharia Mecânica – Faculdade Horizontina. Horizontina, 2014.

NEOSOLAR. Energia Solar – Porta São Francisco. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-solar/energia-solar.php> Acesso em 06 de julho de 2016.

QUALISOL. Energia Solar – Aquecimento Solar Plano. Disponível no <http://www.qualisol.eng.br/#!aquecedor-solar-plano/c1hbt > Acesso em 06 de julho de 2016.

REDE BRASIL. Noções iniciais sobre aquecimento solar. Rede Brasil de Capacitação em Aquecimento Solar

RINNAI. Manual do Usuário – Coletor Solar com Tubo a Vácuo. Disponível em: <http://www.rinnai.com.br/uploads/manual/117.pdf> Acesso em 06 de julho de 2016.

RINNAI. Sistema de Aquecimento Solar (SAS) – Manual de Instalações. Disponível em: <http://www.rinnai.com.br/uploads/manual/158.pdf> Acesso em 07 de julho de 2016.

ULTRASOLAR. Manual do usuário – Coletor solar com tubo a vácuo. Disponível em: <http://www.novacell.com.br/imagens/catalogos/Manual-VIVA03.pdf > Acesso em 06 de julho de 2016.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Lemes, S. P., Brito, G. S., Lima, R. C. A. de, Santos Neto, A. B. da S., Mohamad, G., & Lübeck, A. (2016). INTEGRAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS. IX Sustentável, 2(2), 37–43. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.37-43

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)