PESQUISA-AÇÃO PARA MELHORAR PROCESSOS DE PROJETO PARTICIPATIVO EM PROPOSTAS DE VINCULAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA COM A COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO EQUADOR

Autores

  • Andrea Jaramillo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Myrian Larco Benitez Universidad Tecnológica Equinoccial

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.64-72

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, projeto participativo, projetos sociais, arquitetura.

Resumo

A responsabilidade social é um tema importante para os centros de educação superior. Muitas universidades destinam fundos para a execução de projetos sociais. Esses projetos se desenvolvem num contexto onde é preciso aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. É neste cenário que este trabalho apresenta a pesquisa-ação como uma metodologia que permite avaliar e melhorar a execução de projetos sociais desenvolvidos dentro da universidade, na procura de mais eficiência e maiores impactos. Por meio de um estudo de caso desenvolvido numa universidade no Equador, foi possível visibilizar as dificuldades e potencialidades da prática usada na execução dos projetos de vinculação com a sociedade, implementar mudanças na prática e avaliar os resultados.

Referências

BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer e do agir coletivo. Sociedade em debate, Pelotas, v.7, n.2, p.5-25, ag.2001. Disponível em: <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/viewFile/570/510>. Acesso em: 18 dez. 2015.

CONGRESO UNIVERSIDAD Y COOPERACIÓN AL DESARROLLO, 6., 2013, Valencia. Actas del VI Congreso Universidad y Cooperación al Desarrollo. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2013. 1075 p. Disponível em: <http://www.sextocongresocud.es/wp-content/uploads/2013/03/vicongresocud2013_submission_153.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2015.

DOWLING, Paul; BROWN, Andrew. Doing Research/ Reading Research: Re-interrogating education. 2. ed. New York: Routledge, 2010.

GARCÍA, William. Arquitectura Participativa: las formas de lo esencial. Revista de Arquitectura, Bogotá, v. 14, n. 1, p.4-14, jan. 2012. Anual. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articuloBasic.oa?id=125125877002>. Acesso em: 18 dez. 2015.

MCNIFF, Jean. Action research for professional development: concise advice for new (and experienced) action researchers. York: September Books, 2010. 192 p. Disponível em: <http://www.jeanmcniff.com/>. Acesso em: 12 dez. 2015.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.443-446, set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3>. Acesso em: 10 dez. 2015.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). La Educación Superior en el siglo XXI: visión y acción. París: Unesco, 1998. Tomo I. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001163/116345s.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-03

Como Citar

Jaramillo, A., & Benitez, M. L. (2016). PESQUISA-AÇÃO PARA MELHORAR PROCESSOS DE PROJETO PARTICIPATIVO EM PROPOSTAS DE VINCULAÇÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA COM A COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO EQUADOR. IX Sustentável, 2(1), 64–72. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.64-72