UM NOVO MODELO SUSTENTÁVEL DE REUTILIZAÇÃO DE CONTAINERS INDUSTRIAIS EM SISTEMAS DE ALUGUEL DE BICICLETAS

Autores

  • Felipe Oliveira Arruda UFPE
  • Amilton José Vieira de Arruda UFPE
  • Manoel Guedes Alcoforado Neto UFPE
  • Paulo Roberto Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.41-47

Resumo

O projeto Container Bike consiste no desenvolvimento de um conceito que contempla a bicicleta como alternativa de transporte para a mobilidade urbana, por meio de um sistema simples e acessível de aluguel de bicicletas, adequado às características locais de várias cidades brasileiras. Os containers industriais, cada vez mais contemplados na arquitetura e no design por sua versatilidade e praticidade, são encontrados em cidades portuárias do mundo inteiro, utilizados como transporte de carga, tornando-se, porém, obsoletos após um curto período de tempo. Neste projeto, estas im­portantes caixas metálicas surgem com novas funções: seja como pontos exclusivos de BikeShare (aluguel de bicicletas) espalhados pela cidade e integrados à rede de transporte urbano, seja como ambientes confortáveis de lazer e interação, projetados e combinados para receber usuários e interessados em bicicletas. É importante perceber que hoje, e cada vez mais no mundo e no Brasil o conceito de mobilidade urbana se agrega ao conceito de qualidade de vida e com ele, o design que pode muitas vezes transformar esta realidade em algo prazeroso e ao mesmo tempo rentável.

ABSTRACT

The Container bike project consists in developing a concept that covers the bicycle as transportation alternative for urban mobility, through a simple and accessible system of bike rentals, to meet local needs in several Brazilian cities. Indus­trial containers, increasingly addressed in architecture and design for its versatility and practicality, are found in port cities around the world, used as cargo transport, making it, but obsolete after a short period of time. In this project, these impor­tant metal boxes come with new functions: be as unique points of Bikeshare (bike rental) around the city and the integrated urban transport network, as is comfortable environments for recreation and interaction, designed and matched to users and receiving interested in bikes. It is important to realize that today, and increasingly in the world and in Brazil the concept of urban mobility is added to the concept of quality of life and with it, the design that can often turn this into something plea­surable and profitable at the same time.

Referências

AQUINO, A. P. P., ANDRADE, N. P. A integração entre trem e bicicleta como elemento de desenvolvimento urbano sustentável, 3º Concurso de Monografia CBTU – A cidade nos trilhos. 2007

BICI CWB. Plano de Mobilidade – Infra-estrutura Ciclo¬viária, Curitiba. 2008.

COMISSÃO EUROPÉIA, 2000, Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro, Luxemburgo, Serviços das Publicações Oficiais das Comunidades Européias. 2008.

EMTU – Recife. Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Pesquisa Domicilar 1997, Região Metropolitana do Recife. Recife. 1998.

KOTNIK, Jure. Container Architecture – This book con¬tains 6441 containers. 2008.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Mobilidade urbana é desenvolvimento Urbano. Brasília: 2005.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. PlanMob – Construindo a cidade sustentável:

Caderno de referências para a elaboração de plano de mobilidade sustentável. Brasília: 2007.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades, Coleção Bicicleta Brasil, caderno 1, Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Brasília: 2007.

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Estratégia de desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife – 2003/2015, Metrópole Estratégica, Versão Técnica. 2002

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. A cidade, o transporte e o trânsito. São Paulo: Pró Livros, 2005.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Arruda, F. O., Arruda, A. J. V. de, Neto, M. G. A., & Silva, P. R. (2015). UM NOVO MODELO SUSTENTÁVEL DE REUTILIZAÇÃO DE CONTAINERS INDUSTRIAIS EM SISTEMAS DE ALUGUEL DE BICICLETAS. IX Sustentável, 1(2), 41–47. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.41-47

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)