Desenvolvimento de um simulador para treinamento de sutura em um curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v7i2.4869

Palavras-chave:

Educação Médica, Suturas, Treinamento Simulado, Cirurgia Geral

Resumo

Introdução: O ensino baseado em simulação emergiu como importante ferramenta na educação médica, embora com custos elevados para a maioria dos modelos de ensino disponíveis. Desse modo, tem crescido a busca pelo desenvolvimento de novos simuladores para o treinamento de habilidades cirúrgicas, especialmente após a tendência de redução do uso de animais como modelos de ensino. Objetivo: Desenvolver e avaliar um método substitutivo para o treinamento de sutura no Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (TOCE) do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Método: O simulador foi confeccionado à base de material composto por mistura de silicone e amido de milho para representar a pele humana. Foram avaliadas 10 características essenciais aos simuladores cirúrgicos descritas na literatura: versatilidade, potencial de rompimento, durabilidade, fidelidade, elasticidade, reprodutibilidade, disponibilidade, facilidade de armazenamento, portabilidade e baixo custo. Tais aspectos foram analisados através da aplicação de técnicas de sutura pelos autores, escolhidas com base no plano de ensino da disciplina de TOCE do curso de Medicina da UFSC e em dados da literatura sobre ensino de habilidades cirúrgicas na graduação médica. Resultados: As características consideradas adequadas foram: versatilidade, potencial de rompimento, durabilidade, elasticidade, reprodutibilidade, disponibilidade, facilidade de armazenamento, portabilidade e baixo custo. A fidelidade foi a única característica considerada inadequada. Conclusões: Com base nos aspectos contemplados pelo simulador, conclui-se que o modelo é viável para o objetivo proposto e financeiramente acessível, apresentando qualidades que corroboram o seu uso no cotidiano de ensino de técnicas de sutura para estudantes de medicina.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 23 jun. 2014; Seção 1, p. 8-11.

Denadai R, Saad-Hossne R, Todelo AP, Kirylko L, Souto LRM. Low-fidelity bench models for training of basic surgical skills during undergraduate medical education. Rev Col Bras Cir [online]. 2014 abr [capturado 6 maio 2020];41(2):137-145. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912014000200137&lng=en&tlng=en.

Diniz R, Duarte ALA, Oliveira CAS, Romiti M. Animais em aulas práticas: podemos substituí-los com a mesma qualidade de ensino? Rev Bras Ed Fís [online]. 2006 abr [capturado 17 mar 2020];30(2):31-41. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v30n2/v30n2a05.pdf.

Silva APG, Rodriguez JER, Oliveira MC, Negreiros RMA, Cavalcante LP. The alternative model of silicone for experimental simulation of suture of living tissue in the teaching of surgical technique. Acta Cir Bras [online]. 2019 abr [capturado 30 abr 2020];34(4):e201900410. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502019000400205.

Gallagher PO, Bishop N, Dubrowski A. Investigating the Perceived Efficacy of a Silicone Suturing Task Trainer Using Input from Novice Medical Trainees. Cureus [online]. 2020 set [capturado 30 abr 2020];12(1):e6612. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/21929-investigating-the-perceived-efficacy-of-a-silicone-suturing-task-trainer-using-input-from-novice-medical-trainees.

Badash I, Burtt K, Solorzano CA, Carey JN. Innovations in surgery simulation: a review of past, current and future techniques. Ann Transl Med [online]. 2016 jul [capturado 30 abr 2020];4(23):453. Disponível em: http://atm.amegroups.com/article/view/12868/html.

Denadai R, Oshiiwa M, Saad-Hossne R. Does bench model fidelity interfere in the acquisition of suture skills by novice medical students. Rev Assoc Med Bras [online]. 2012 out [capturado 30 abr 2020];58(5):600-606. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302012000500019.

Denadai R, Saad-Hossne R, Oshiiwa M, Bastos EM. Training on synthetic ethylene-vinyl acetate bench model allows novice medical students to acquire suture skills. Acta Cir Bras [online]. 2012 mar [capturado 6 maio 2020];27(3):271-277. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502012000300012&tlng=.

Bastos EM, Silva RDP. Proposal of a synthetic ethylene-vinyl acetate bench model for surgical foundations learning. Suture training. Acta Cir Bras [online]. 2011 abr [capturado 6 maio 2020];26(2):149-152. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502011000200014.

Reznick RK, MacRae H. Teaching surgical skills – changes in the wind. N Engl J Med. 2006;355(25):2664-9.

Kilic D, Ustbas B, Budak EP, Eyisoylu H, Yilmaz C, Eldem B, et al. Silicone-based composites as surgical breast models for oncoplasty training. Procedia Eng [online]. 2016 [capturado 6 maio 2020];159:104-107. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1877705816322780?token=2B6EA2CC804461662A37D602D7AF8ED36AF97EF19DFE3E86C0B6E21963083C6A0E1B2B53A03EEF8BA1B24C9467E624C5.

Breimer GE, Bodani V, Looi T, Drake JM. Design and evaluation of a new synthetic brain simulator for endoscopic third ventriculostomy. J Neurosurg Pediatr [online]. 2015 jan [capturado 6 maio 2020];15:82-88. Disponível em: thejns.org/pediatrics/view/journals/j-neurosurg-pediatr/15/1/article-p82.xml.

Denadai R, Toledo AP, Souto LRM. Basic plastic surgery skills training program on inanimate bench models during medical graduation. Plast Surg Int [online]. 2012 dez [capturado 6 maio 2020];2012:651863. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3544258/.

Grober ED, Hamstra SJ, Wanzel KR, Reznick RK, Matsumoto ED, Sidhu RS, et al. The educational impact of bench model fidelity on the acquisition of technical skills: the use of clinically relevant outcome measures. Ann Surg [online]. 2004 ago [capturado 6 maio 2020];240(2):374-381. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1356416/.

Denadai R, Kirylko L. Teaching basic plastic surgery skills on an alternative synthetic bench model. Aesthet Surg J [online]. 2013 fev [capturado 6 maio 2020];33(3):458-461. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/23515391.

Weeks D, Kasdan ML, Wilhelmi BJ. An inexpensive suture practice board. Eplasty [online]. 2015 dez [capturado 6 maio 2020];15:e53. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4676034/.

Munshi F, Labadidi H, Alyousef S. Low- versus high-fidelity simulations in teaching and assessing clinical skills. J Taibah Univ Medical Sci [online]. 2015 mar [capturado 6 maio 2020];10(1):12-15. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1658361215000141?via%3Dihub.

Gutiérrez-Mendoza D, Narro-Llorente R, Contreras-Barrera ME, Fonte-Ávalos V, Dominguez-Cherit J. Ethylene vinyl acetate (foam): an inexpensive and useful tool for teaching suture techniques in dermatologic surgery. Dermatol Surg [online]. 2011 set [capturado 6 maio 2020];37(9):1353-1357. Disponível em: https://journals.lww.com/dermatologicsurgery/Abstract/2011/09000/Ethylene_Vinyl_Acetate__Foam___An_Inexpensive_and.24.aspx.

Kuhnen OL. Matemática Financeira Aplicada e Análise de Investimentos. 3rd ed. São Paulo: Atlas; 2001.

Pender C, Kiselov V, Yu Q, Mooney J, Greiffenstein P, Paige JT. All for knots: evaluating the effectiveness of a proficiency-driven, simulation-based knot tying and suturing curriculum for medical students during their third-year surgery clerkship. Am J Surg [online]. 2016 ago [capturado 30 abr 2020];213(2):362-370. Disponível em: https://www.americanjournalofsurgery.com/article/S0002-9610(16)30453-6/fulltext.

Urdiales AIA, Struck GT, Guetter CR, Yaegashi CH, Temperly KS, Abreu P, et al. Surgical cricothyroidostomy. Analysis and comparison between teaching and validation models of simulator models. Rev Col Bras Cir [online]. 2020 jun [capturado 24 ago 2020];47: e20202522. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912020000100401&lng=en.

Araujo EJ, Rodrigues IK, Shollemberg AJ, Caramori A, Marques BS, Carvalho BF, et al. O ensino teórico-prático durante a graduação em medicina: superando limitações. Bol Curso Med UFSC [online]. 2019 nov [capturado 6 jul 2020];5(5):60-62. Disponível em: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/medicina/article/view/3822.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Edição

Seção

Artigos originais