Instruções aos autores

Autores

  • Fabricio Souza Neves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v6i2.4414

Resumo

Submissões para publicação:

 

Preferencialmente online através do sistema Open Journals System. Acesso em: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/medicina (crie seu login e senha para acesso à revista através da página de cadastro, clicando em “Sobre” e em “Submissões”),  ou por e-mail direto ao editor, com os arquivos em anexo.

 

 

 

Diretrizes para Autores

 

Trabalhos enviados para publicação devem ser montados em arquivo .doc ou .docx, em língua portuguesa, com a seguinte estrutura:

 

Página de rosto: indicando a sessão em que pretende publicar o trabalho (veja detalhes das sessões em "Políticas de Sessão"), título, identificação dos autores em ordem de citação (nome completo, setor de trabalho, titulação e email de contato), endereço para correspondência (e-mail) do autor responsável pelos contatos.

 

A declaração de conflitos de interesse dos autores deve aparecer na folha de rosto e será publicada junto ao trabalho. Incluir fontes de apoio financeiro ao trabalho e citar se os autores possuem vinculação a empresas/coletivos/partidos que tenham interesse na divulgação das informações do trabalho.

 

Deve ser anexado um documento .pdf contendo o seguinte texto: "Declaração de concordância - os autores abaixo assinados declaram que concordam com a publicação do trabalho intitulado (escrever o título do trabalho) em "Boletim do Curso de Medicina da UFSC" e que aceitam as normas de publicação neste periódico. Os autores declaram os seguintes conflitos de interesse: (declarar ligação a empresas/coletivos/partidos/movimentos com interesse na divulgação das informações do trabalho). Cidade, data - Nome completo, e-mail e assinatura de todos os autores"

 

Segunda página: Resumo com até 250 palavras (estruturado da mesma forma que o artigo), seguido de três a seis palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, para indexação (baseadas no DECs - descritores em ciências da saúde)

 

Em seguida, o artigo (com o máximo de 3000 palavras). Se artigo original, estruturado em seções (Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Discussão e Conclusões). Artigos de revisão podem ter estrutura Introdução, Método, Revisão e Conclusões. As seções "artigos", "o que o residente lê" e "cartas" tem estrutura livre e não exigem resumo. Na seção “infográfico”, aceita-se o trabalho na forma de ilustração, que deve conter todas as informações relevantes, incluindo nomes dos autores e referências.

 

Trabalhos envolvendo pesquisa com seres humanos ou animais devem mencionar a aprovação no respectivo Comitê de Ética em Pesquisa. Ensaios clínicos devem mencionar o registro em órgão competente.

 

O artigo deve ser escrito em fonte Tymes New Roman, tamanho 12, espaço simples. As referências devem seguir a norma de Vancouver, conforme divulgadas nas orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso da Medicina (http://www.medicina.ufsc.br/files/2011/11/NORMAS-TCC-MEDUFSC-2011.pdf) e nas orientações de normatização de trabalhos acadêmicos da Biblioteca Universitária (http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/), sendo numeradas ao longo do texto em algarismos arábicos sobrescritos.

 

Figuras e tabelas devem seguir as mesmas normas do TCC da medicina (http://www.medicina.ufsc.br/files/2011/11/NORMAS-TCC-MEDUFSC-2011.pdf). Tabelas podem ser incorporadas no mesmo arquivo do texto; figuras podem ser incorporadas no texto, mas também devem ser encaminhadas como "arquivo suplementar".

Biografia do Autor

Fabricio Souza Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), com Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009) na área de processos inflamatórios e alérgicos. Fez Residência em Clínica Médica no Hospital Governador Celso Ramos da Secretaria de Estado da Saúde/SC (2004) e em Reumatologia no Hospital das Clínicas da USP (2006), com título de especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia (2006). Desde 2011 é professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da UFSC, onde é responsável pelo conteúdo de Reumatologia para o curso de graduação em Medicina, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC. Foi chefe do Departamento de Clínica Médica entre 2013 e 2014, coordenador do Curso de Graduação em Medicina da UFSC entre 2015 e 2016, e é vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde desde 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Notícias da capa