A imagem da coordenadoria do curso de medicina

Fabricio Souza Neves

Resumo


“Quando se fala em "Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da UFSC", qual a primeira palavra que vêm à sua cabeça?

Esta pergunta foi respondida por 189 alunos do curso, em uma pesquisa realizada pelo Chefe de Expediente Lucas Campos, em disciplina do mestrado em Gestão do Conhecimento, na UFSC.

Também foram apontadas as características relacionadas à coordenação do curso: Eficiente, Resolutiva, Organizada, Prestativa, Ágil, Dedicada. Este conjunto de características definiu o principal arquétipo associado à Coordenação do Curso: o “Homem-Comum”. Os resultados servem como registro do perfil da atual Coordenação do Curso e também como aprendizado a todos que atuam e atuarão profissionalmente: mais do que o prédio, equipamentos e recursos financeiros, são as pessoas humanas os principais definidores do perfil de um serviço. E no nosso caso, a personalidade do serviço reflete a busca da Medicina pelo equilíbrio, chamado de “Homeostase”: o “Homem-Comum” é aquele que está funcionando como deveria, e por isso é pouco percebido – mas é o mais importante para as sociedades e para os organismos. É como o nosso coração pulsando regularmente, sem que sequer percebamos sua existência. Mas sem ele, estaríamos doentes ou mortos. Como as pessoas “comuns” merecem nossa gratidão!


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v3i7.2421

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Fabricio Souza Neves

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/