A metodologia enxuta e sua contribuição em uma instituição hospitalar

Authors

  • Renata Barbosa
  • Eduarda Barbosa
  • Suzana Arleno

Keywords:

Sistema Toyota de Produção, Desperdícios, Gestão Enxuta, Melhorias

Abstract

A filosofia da Gestão Enxuta, proveniente do Sistema Toyota de Produção, tem sido aplicada nos serviços de saúde a fim de alcançar vantagens competitivas, flexibilizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade. Este trabalho tem como objetivo expor algumas técnicas fundamentais utilizadas por uma instituição hospitalar que permitiram a implantação da filosofia e a verificação dos resultados obtidos. Para tanto, este estudo baseia-se nas informações coletadas por meio de um blog e no acervo publicado pelo Diretor Executivo da instituição. Quanto à fundamentação teórica, buscou-se um estudo em publicações pertinentes ao tema. Os resultados alcançados atestam que a implantação da filosofia enxuta trouxe melhorias efetivas ao contexto produtivo da organização.

References

AHERNE, J.; WHELTON, J. Applying Lean in Healthcare: A collection of International Case Studies. New York: Taylor & Francis Group, 2010.

ARAUJO, Marco Antônio de. Administração de produção e operações: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

BERTANI, T. M. Lean Healthcare: Recomendações para implantações dos conceitos de produção enxuta em ambientes hospitalares. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo. 2012.

BEZERRA, K. B. Aplicação no método de nivelamento de produção e demanda em empresas de tipologia de produção ETO com baixo volume e alta diversidade de produtos. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Universidade de São Paulo. São Paulo.

BLACK, J. T. O projeto da fábrica com futuro. Porto Alegre: Bookman, 1998.

COSTA, José Cleber do Nascimento. Os desafios da gestão pública e privada nos hospitais. Saúde web, 2012. Disponível em: http://saudebusiness365.com.br/noticias/detalhe/32652/os-desafios-da-gestao-publica-e-privada-nos-hospitais. Acesso em: 02 de abril de 2014.

COSTA, José Cleber do Nascimento. Os desafios da gestão pública e privada nos hospitais. Saúde web, 2012. Disponível em: http://saudebusiness365.com.br/noticias/detalhe/32652/os-desafios-da-gestao-publica-e-privada-nos-hospitais. Acesso em: 02 de abril de 2014.

FUSCO, José Paulo Alves.; SACOMANO, José Benedito. Operações e gestão estratégica da produção. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. 360p.

LEITE, Marcelo. Datafolha aponta saúde como principal problema dos brasileiros. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo, 29 de março de 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2014/03/1432478-datafolha-aponta-saude-como-principal-problema-dos-brasileiros.shtml. Acesso em: 02 de abril de 2014.

GRABAN, M. Lean Hospitals: Improving Quality, Patient safety, and Employee satisfaction. New York: Taylor & Francis Group, 2009.

LÉXICO LEAN. Glossário ilustrado para praticantes do pensamento lean. The Lean Enterprise Institute, 2003.

MARÇOLA, J. et al. Utilização do método Seis Sigma para melhoria do processo de atendimento de uma empresa se serviços: estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. ENEGEP, 2010.

MOURA, Reinaldo A. Kanban: a simplicidade do controle da produção. São Paulo: Iman, 1989.

PINTO, José Roberto. Em busca do cuidado perfeito: aplicando o LEAN na saúde. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2014.

REIS, A. M. Análise e controle de processos operacionais hoteleiros através do Seis Sigma: um estudo de caso em um empreendimento de alto padrão na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Centro Universitário da Cidade. Rio de Janeiro. 2013.

RESOURCES, Joint Commission. O pensamento Lean na saúde. Menos desperdício e filas e mais qualidade e segurança para o paciente. Porto Alegre: Bookman, 2013. 106p.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.

SAMPAIO, Rafael. Insatisfação com saúde é maior no Brasil que na América Latina, diz ONU. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/insatisfacao-com-saude-e-maior-no-brasil-que-na-america-latina-diz-onu.html. Acesso em: 20 de abril de 2014.

Published

2016-06-20

Issue

Section

Artigos