“O que é lugar de fala?” de Djamila Ribeiro

Autores

  • Gabriela M. Kyrillos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Djamila Ribeiro, Lugar de fala, Ciência

Resumo

A presente resenha tem como propósito apresentar a obra da filósofa Djamila Ribeiro intitulada "O que é lugar de fala?". Centra-se, em particular, na sua contribuição para repensar o mundo acadêmico e o fazer científico a partir do entendimento de que lugar de fala envolve uma compreensão sobre elementos estruturais e não essencializantes acerca de categorias sociais como gênero, raça e classe. Busca promover um dos muitos diálogos possíveis a partir da leitura da obra e estimular a curiosidade e o interesse pelo livro e pelas demais pesquisas da autora, reconhecendo, em particular, seu valioso potencial para o campo acadêmico e jurídico.

Biografia do Autor

Gabriela M. Kyrillos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (Bolsista CAPES -PNPD). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

CARDOSO, Claudia Pons. OUTRAS FALAS: FEMINISMOS NA PERSPECTIVA DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS. Tese de Doutorado. do Programa de PósGraduação em Estudos de Gênero, Mulher e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2012.

DUSSEL, Enrique. Europa, Modernidade de Eurocentrismo. In: A Colonialidade do Saber – Eurocentrismo e Ciências Sociais Perspectivas Latino-Americanas. Edgardo Lander (org). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005. pp. 55-70.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Kyrillos, G. M. (2019). “O que é lugar de fala?” de Djamila Ribeiro. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 7(1), 209–214. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3340

Edição

Seção

Resenhas