Rediscutindo os Comuns – A alteração do Comum como espaço para o Comum como verbo através da perspectiva de Pierre Dardot e Cristian Laval.

Autores

  • Mateus Stallivieri da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvano Denega de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Comum, Co-Obrigação, Força Coletiva do Trabalho,

Resumo

Pierre Dardot e Cristian Laval possuem quatro grandes obras lançadas recentemente e que podem ser entendidas como continuas, estando entre elas a A Nova Razão do Mundo e Comum. Enquanto o primeiro trata-se de uma crítica a construção neo-liberal que tem sido expandida pela globalização nas ultimas décadas, o segundo, em tom também crítico mas de certa forma mais propositivo, expõe uma saída através da ideia do Comum. Seria o Comum como anão visto antes, diferente da ideia das terras comunais ou da construção de um patrimonio internacional comum da humanidade, mas sim o Comum como verbo, surgido do trabalho operário e baseado na noção de co-obrigação entre os trabalhadores.

Biografia do Autor

Mateus Stallivieri da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela UFSC. Advogado. Membro do Grupo de Estudos em Direito Público (GEDIP)

Silvano Denega de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Direito. Advogado. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando em Direito Internacional e Sustentabilidade pelo PPGD da UFSC.

Referências

DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristian. Comum – Ensaio sobre a revolução do século XXI. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo. 2017

PENSADORES FRANCESES “LANÇAM A NOVA RAZÃO DO MUNDO”. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016/04/1759203-pensadores-franceses-lancam-a-nova-razao-do-mundo-no-brasil-leia-trecho.shtml. Acesso: 30/04/2018.

HARDIN, Garrett. The Tragedy of the Comuns. The Social Contract. Disponível em: http://www.garretthardinsociety.org/articles_pdf/tragedy_of_the_commons.pdf. Acesso: 30/04/2018.

ANDRADE, Daniel Pereira; OTA, Nilton Ken. Uma alternativa ao neoliberalismo: Entrevista com Pierre Dardot e Christian Laval. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702015000100275. Acesso: 30/04/2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristian. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a sociedade Neoliberal. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo. 2016

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Costa, M. S. da, & Souza, S. D. de. (2019). Rediscutindo os Comuns – A alteração do Comum como espaço para o Comum como verbo através da perspectiva de Pierre Dardot e Cristian Laval. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 7(1), 201–208. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3203

Edição

Seção

Resenhas