Da violência de gênero à violência estatal

Autores

  • Alice Pompermaier Scheffer Universidade Federal do Rio Grande
  • Sheila Stolz Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

violência de gênero, violência institucional, Lei Maria da Penha

Resumo

Este trabalho propõe-se a enfrentar a problemática que envolve a violência de gênero, utilizando, para isso, de um viés crítico de análise do papel contribuinte da sociedade e do Estado na busca por identificar no que consiste a violência institucional do Estado sobre as mulheres, perpassando por obstáculos a serem confrontados para viabilizar o desenvolvimento de técnicas preventivas a serem operacionalizadas dentro do próprio aparato estatal, com o intuito de evitar a revitimização, bem como almeja enfatizar a importância da conscientização social em termos de violência de gênero à medida que se vincula aos propósitos da justiça social. Para tanto, utilizou-se do método dialético com vistas a fornecer bases lógicas à pesquisa, a qual foi majoritariamente bibliográfica, partindo das informações teóricas coletadas durante o desenvolvimento do trabalho juntamente à exploração do conjunto legislativo elaborado em prol do resguardo aos direitos da mulher e rumando para os percursos que tratam da violência institucionalizada a fim de provocar a reflexão e possibilitar a desconstrução de nossas próprias convicções sobre o assunto, objetivando instigar os leitores à curiosidade e despertar em outras mentes o interesse em relação ao estudo do tema, uma vez que compreendida a primordialidade de sua discussão na sociedade em que estamos imersos. Dividido em dois momentos, o primeiro destinou-se às discussões da construção social de gênero na sociedade brasileira, perpassando por questões histórico-legislativas, com ênfase para Convenções Internacionais que trouxeram avanços significativos em termos de direitos humanos para as mulheres e influenciaram na elaboração da Lei Maria da Penha. O segundo,ateve-se ao debate da violência institucional e seus desdobramentos, compreendidos no ciclo e na linguagem da violência de gênero, a fim de reconhecer os fatores responsáveis pelo distanciamento entre a formalização dos direitos das mulheres no Brasil e o efetivo exercício destes, com o propósito de identificar as condições de que dispomos para encarar o problema e garantir às mulheres em situação de violência a devida solução, a qual deve estar alicerçada sobre um atendimento profissional exemplar e sobre a educação social para os direitos humanos

Referências

BRASIL. Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006. Disponível em: Acesso em 20 de julho de 2018.

CEDAW: Relatório Nacional Brasileiro. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. Coordenação de Flávia Piovesan e Silvia Pimentel. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, Minstério da Justiça, Secretaria de Estado de Direitos da Mulher, 2002.

HERMANN, Jacqueline; BARSTED, Leila Linhares. O Judiciário e a violência contra a mulher – A ordem legal e a (des)ordem familiar. Rio de Janeiro: CEPIA, 1995.

MARQUES, Carlos Alexandre M; MARQUES, Clarice Pires, STOLZ, Sheila. Cadernos de Educação em e Para os Direitos Humanos: Diversidades nos Direitos Humanos. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

MARQUES, Clarice Gonçalves Pires. Direito e feminilidade: crítica ao discurso jurídico colonial na lei do feminicídio. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.

PANDJIARJIAN, Valéria. Balanço de 5 anos da legislação sobre a violência sobre as mulheres no Brasil. In: DINIZ, Simone G; SILVEIRA, Lenira P.; LIZ, Mirian A. (org.). Vinte e cinco anos de respostas brasileiras em violência contra a mulher (1980-2005). Alcances e limites. São Paulo: Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, 2006.

PASINATO, Wânia. Acesso à justiça e violência doméstica e familiar contra as mulheres: as percepções dos operadores jurídicos e os limites para a aplicação da Lei Maria da Penha. Revista Direito GV nº 22. P. 407-428, 2015.

RUIZ, Castor Bartolomé. Para os oprimidos, o Estado de Exceção continua sendo a norma. In: STOLZ, Sheila; KYRILLOS, Gabriela. Direitos Humanos e Fundamentais: o necessário diálogo interdisciplinar. Pelotas: Editora Universitária. UFPEL, 2009.

SEGATO, Rita Laura. Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 02, n. 13. P 265-285, 2005.

SILVA, Luciana Santos. O que queres tu mulher? Manifestações de gênero no debate da constitucionalidade da Lei Maria da Penha. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais Mestrado em Ciências Sociais, 2009.

SILVA, Nelma Pereira da. Apontamentos contra a revitimização no sistema de justiça criminal. In. ANCED. A defesa de crianças e adolescentes vítimas de violências sexuais: reflexões sobre a responsabilização a partir de dez situações acompanhadas por centros de defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. São Paulo: Cromosete: 2009, p. 85-90.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Scheffer, A. P., & Stolz, S. (2019). Da violência de gênero à violência estatal. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 7(1), 60–79. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3199

Edição

Seção

Captura