Justiça “kafkiana”: a lei-esquizo vige sem significar

Autores

  • Luciana Araujo de Paula Graduanda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente realizando um intercâmbio acadêmico no “Institut des Haut es Études de l’Amérique Latine” – Sorbonne Nouvelle/Paris III. Integrante do Grupo de estu dos sobre a internacionalização do Direito e da Justiça de Transição - IDEJUST.

Palavras-chave:

Justiça “kafkiana”, Direitos humanos, Vítimas

Resumo

A proposta desse artigo é demonstrara partir da justiça “kafkiana”, a representaçãoteatral tragicômica darelação da vida humanacom a lei no palco da modernidade. Asdiversas parábolas trazidas por Kafka sãoanalisadas como paradigmas da nossasociedade contemporânea e, igualmente, comohipóteses de retorno aos tempos pré-jurídicos.Assim, seus escritos permitem a reflexão deum sistema jurídico cada vez mais desumano,onde as vítimas se tornammeras estatísticas nahistória de violações aos direitos humanos.

Biografia do Autor

Luciana Araujo de Paula, Graduanda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente realizando um intercâmbio acadêmico no “Institut des Haut es Études de l’Amérique Latine” – Sorbonne Nouvelle/Paris III. Integrante do Grupo de estu dos sobre a internacionalização do Direito e da Justiça de Transição - IDEJUST.

Graduanda em Direito pela Universidade do
 Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduanda
em História pela Universidade
 Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente realizando
um intercâmbio acadêmico no “Institut des Haut
es Études de l’Amérique Latine” – Sorbonne
Nouvelle/Paris III. Integrante do Grupo de estu
dos sobre a internacionalização do Direito e da
Justiça de Transição - IDEJUST.

Downloads

Publicado

2016-03-20

Como Citar

Paula, L. A. de. (2016). Justiça “kafkiana”: a lei-esquizo vige sem significar. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 2(2), 319–357. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3116

Edição

Seção

Críptica